
Quando assistimos nossos atores e atrizes favoritos nos filmes ou nas séries, é fácil esquecer que, por trás dos personagens, estão pessoas reais, com vivências, inseguranças e questões do dia a dia como qualquer outra. É o caso de Tom Holland, que mesmo interpretando um dos heróis mais populares do cinema, também convive com dificuldades que muitas pessoas conhecem bem.
Durante a divulgação de um novo comercial da LEGO, Tom Holland falou abertamente sobre algo mais pessoal. Em entrevista ao IGN, o ator contou que foi diagnosticado com TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) e dislexia.
Ao falar sobre a importância do brincar e da criatividade, Holland destacou como isso o ajuda no dia a dia.
“Acho que realmente ajuda,” disse. “Tenho TDAH e sou disléxico, e às vezes, quando alguém me dá uma tela em branco, isso pode ser um pouco intimidador. E às vezes você encontra essas dificuldades quando está desenvolvendo um personagem.”
“Qualquer forma que te faça, como jovem ou adulto, interagir com algo que te obriga a ser criativo e pensar fora da caixa, fazer mudanças que estejam ou não no manual de instruções, estimula uma criatividade saudável,” continuou. “E acho que quanto mais fazemos esse tipo de coisa, melhor.”
O TDAH é um transtorno do desenvolvimento neurológico que costuma afetar foco, organização e controle de impulsos. Já a dislexia é uma condição ligada à aprendizagem, que afeta principalmente a leitura e a escrita.
Amizade com Ned
Durante a mesma conversa, Tom relembrou um momento marcante nos bastidores de Homem-Aranha: De Volta ao Lar, filme lançado em 2017.
Na história, Ned, melhor amigo de Peter Parker, descobre o segredo do amigo e, chocado, deixa cair e quebrar uma réplica da Estrela da Morte feita de LEGO.
“Acho que minha memória favorita com LEGO seria em Homem-Aranha: De Volta ao Lar,” lembrou Holland. “Jacob e eu estávamos nos tornando grandes amigos, e nossas vidas estavam mudando completamente. Tem aquela cena fantástica em que o Ned derruba a Estrela da Morte, e o estúdio pediu pra gente montar uma por conta própria.”
“Lembro com carinho de estar sentado com o Jacob na minha casa, nos conhecendo no início dessa jornada maluca. E isso estava ligado à montagem da Estrela da Morte. A gente terminou.”
“A mãe de um amigo acabou ajudando em um momento, e acho que não foi essa que aparece no filme, porque precisavam que ela quebrasse de um jeito específico. Então, construíram uma sem algumas partes internas, pra ela se despedaçar melhor,” contou. “Mas lembro que foi um momento muito especial daquele processo.”
Bastidores de Homem-Aranha: Um Novo Dia

Em outra entrevista, dessa vez ao Barron’s, Tom comentou sobre uma das cenas que gravou recentemente para Homem-Aranha: Um Novo Dia, previsto para julho de 2026.
“Estava em cima de um tanque, descendo uma rua movimentada de Glasgow, com milhares de fãs ao redor, e foi incrível,” disse. “Foi muito empolgante, agitado, e teve um clima de novidade.”
O novo filme é dirigido por Destin Daniel Cretton, de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, com roteiro de Chris McKenna e Erik Sommers. Além de Tom Holland, o elenco conta com nomes como Jon Bernthal, Mark Ruffalo, Zendaya, Sadie Sink, Michael Mando, Tramell Tillman e Liza Colón-Zayas. Florence Pugh, de Thunderbolts, também pode estar na produção.
Homem-Aranha: Um Novo Dia estreia nos cinemas em 31 de julho de 2026.