Na complexa trama conectada do Universo Cinematográfico da Marvel, a figura de Thanos sempre foi envolta em mistérios e intenções controversas. No entanto, uma teoria elaborada por fãs sugere que talvez o Titã Louco tivesse uma missão mais nobre do que se imaginava. E se Thanos tivesse encontrado Galactus antes de aniquilar metade da vida no universo?
A hipótese, proposta pelo usuário do Reddit jlefrench, parte de uma perspectiva intrigante: “E se Thanos estivesse certo todo esse tempo? E se ele estivesse fazendo isso para proteger o universo? E se ele não fosse louco?“.
A teoria se aprofunda na história de origem de Thanos, especialmente na destruição de seu mundo natal, Titã. Quando vemos Titã em Vingadores: Guerra Infinita, o planeta está abandonado, sem vida, e com uma gravidade distorcida. A devastação de Titã, segundo a teoria, não é resultado de aquecimento global, superpopulação ou guerra, mas sim obra de Galactus.
“Galactus é um ser que vai aos planetas e suga a energia biosférica do planeta. Isso significa toda a ‘energia’ da vida no planeta. O que aconteceu em Titã? Está completamente sugado de toda a vida e é apenas uma rocha desolada. Tenho certeza de que o Senhor das Estrelas já viu planetas envolvidos em guerra antes e ainda assim fica chocado com a condição de Titã“, explicou o usuário do Reddit.
A missão de Thanos: proteger o universo?
O ponto central da teoria “Thanos está protegendo todos de Galactus” está na maneira como o Titã escolheu exterminar metade da vida no universo. Se o objetivo de Thanos fosse realmente restaurar o equilíbrio e evitar a fome, ele não teria exterminado metade dos animais. Destabilizar cadeias alimentares não é útil para restaurar a paz planetária.
Outra solução menos dramática que Thanos poderia ter adotado seria dobrar os suprimentos de alimentos em todo o universo, e a teoria de Galactus tem uma resposta óbvia para isso também. “Isso também explica por que Thanos não duplica apenas os recursos, pois isso na verdade atrairia Galactus ainda mais rápido.“
O futuro incerto dos supervilões do MCU
Após a saída de Jonathan Majors como Kang, o Conquistador no final de 2023, o próximo passo para os antagonistas do MCU permanece incerto. Contudo, o filme Quarteto Fantástico torna Galactus, que será interpretado por Ralph Ineson, uma excelente opção. Conectar a estreia deles à linha do tempo de Thanos poderia enriquecer ainda mais essa conexão.
A teoria do Reddit até ofereceu uma maneira de vincular os dois, e isso vem por meio do Doutor Estranho. “Outra maneira de isso impactar a história é a viagem ao futuro de 14 milhões de possibilidades do Dr. Strange“, explica jlfrench. “Talvez a razão pela qual era tão difícil ‘vencer’ fosse porque isso incluiria derrotar Galactus E não matar metade do universo.”
Talvez impedir Thanos fosse apenas o começo da versão da história de sucesso uma em 14 milhões de chances. Talvez essa épica narrativa não conclua até que nossos heróis cinematográficos da Marvel derrotem Galactus nesta linha do tempo também.