O trailer oficial de Stolen Kingdom foi divulgado, trazendo detalhes sobre o roubo do animatrônico Buzzy, que desapareceu da atração Cranium Command no EPCOT em 2018.
O documentário aborda a história e investiga crimes envolvendo outros itens valiosos do Walt Disney World.
Produzido pela White Lake Productions e Bright Sun Films, o filme tem direção de Joshua Bailey e conta com a participação de Matthew Serrano, do canal Defunctland no YouTube.
O documentário explora o impacto de atividades clandestinas nos parques da Disney, revelando desde travessuras até crimes organizados.
Confira o trailer no player abaixo.
O roubo e suas consequências
Buzzy era o destaque da atração Cranium Command, que fazia parte do pavilhão Wonders of Life no EPCOT, na Flórida.
O personagem guiava os visitantes pela rotina de um garoto, mostrando como o cérebro responde a diferentes situações do dia a dia.
Em dezembro de 2018, o animatrônico desapareceu, e logo depois, Patrick Spikes, ex-funcionário da Disney, foi preso por envolvimento no roubo e na venda de itens valiosos do parque.
Entre os objetos recuperados estavam roupas e acessórios da atração Haunted Mansion, mas Buzzy nunca foi encontrado.
A investigação revelou que Spikes mantinha perfis nas redes sociais onde publicava imagens dos bastidores dos parques, muitas vezes feitas de maneira ilegal.
Ele também teria vendido as roupas do animatrônico para o jogador da NBA Robin Lopez, que as comprou sem saber da origem ilícita.
Lançamento do documentário
Stolen Kingdom será exibido no Big Sky Documentary Film Festival, em Montana, entre 14 e 23 de fevereiro de 2025, e no Slamdance Film Festival, em Los Angeles, de 20 a 26 de fevereiro de 2025.
O documentário, produzido por Jeff Tremaine, responsável pela franquia Jackass, mergulha na cultura underground dos parques da Disney e nos eventos que levaram ao desaparecimento do animatrônico avaliado em cerca de US$ 500 mil.
No trailer, How Bowers, da Lake Buena Vista Historical Society, compara o caso a um grande golpe cinematográfico. “Se Buzzy realmente foi roubado, foi o ‘Onze Homens e um Segredo’ do Walt Disney World”, comentou.
A história de Buzzy continua sem desfecho, e o documentário explora as teorias e investigações sobre um dos roubos mais inusitados já registrados na Disney.