Quando o Star Wars: Uma Nova Esperança chegou aos cinemas em 1977, nem mesmo George Lucas imaginou tamanho sucesso para sua produção. Um filme se transformou em uma trilogia, que deu origem a um novo trio de filmes, e mais outros três no futuro, além de diversas produções derivadas que vêm sendo desenvolvidas nos últimos anos pelas Lucasfilm. Uma Nova Esperança foi a primeira experiência que tivemos com o universo Star Wars, o começo de uma trama que conquistou milhões de seguidores, introduzindo personagens e cenários incríveis.
Foi neste filme, por exemplo, que vimos Obi-Wan Kenobi tirar o sabre de luz de Anakin de um baú, dando-o a Luke Skywalker. No exato minuto em que a arma foi revelada, o mundo conhecia sua luz azul mais letal da história, algo que permanece icônico até os dias de hoje. Como vimos depois, o lendário Darth Vader lutou com o seu antigo mestre e matá-lo deu origem ao que hoje conhecemos como o sabre vermelho característico dos Sith.
O duelo entre Darth Vader e Obi-Wan Kenobi foi uma das maiores e mais memoráveis partes do filme, algo forte o suficiente para os fãs quererem ver tal momento repetido na série que será exibida em 2022 no Disney+. O principal motivo para a cena ter ficado tão famosa foi a quebra do paradigma do bem e do mal. Mesmo que Vader estivesse ganhando, os vilões sempre acabam perdendo. Mas qual não foi a surpresa do público quando o pai de Luke mata Obi-Wan?
A cena original
No entanto, o filme traria uma morte ainda pior para o Mestre Jedi. De acordo com a novelização Uma Nova Esperança, escrita por George Lucas e lançada alguns meses antes do filme, Vader deveria cortar Kenobi ao meio, algo parecido com o que vimos nas telas, mas o Lorde Sith não teria escolhido a horizontal como no Episódio IV. Na verdade, Darth partiria Obi-Wan ao meio verticalmente, lembrando o que o Jedi fez com Darth Maul em Tatooine na terceira temporada de Star Wars: Rebels.
O trecho do livro diz que Vader “avançou, fintando, e então o golpeou em um arco mortal para baixo com o sabre. Acertou em cheio, cortando Kenobi pela metade”. Ainda que Obi-Wan desaparecesse, a ideia de vê-lo sendo cortado ao meio começando pela cabeça é algo terrível de se imaginar.
Não sabemos por que George Lucas optou por mudar a cena, mas o início do universo Star Wars certamente ficaria marcado por um tom mais sombrio se ele tivesse optado por manter a morte original para o Jedi Kenobi.
Aqui está a sinopse de Uma Nova Esperança:
Luke Skywalker começa uma jornada que vai mudar a galáxia. Dezenove anos após a formação do Império, Luke é empurrado para a luta da Aliança Rebelde quando ele conhece Obi-Wan Kenobi, que viveu por anos em reclusão no planeta deserto de Tatooine. Obi-Wan começa o treinamento Jedi de Luke enquanto Luke se junta a ele em uma ousada missão para resgatar a bela líder rebelde Princesa Leia das garras de Darth Vader e do império do mal.
O Episódio IV: Uma Nova Esperança e todos os outros filmes Star Wars estão disponíveis no Disney+.
Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicasç, novidades e lançamentos dos streamings da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus