Durante a quarta-feira, 24 de julho de 2024, o serviço de streaming Star+ foi desativado progressivamente ao longo do dia. Pela manhã, a Disney começou a bloquear novos acessos, permitindo que apenas dispositivos previamente logados, como PCs, smartphones e smart TVs, continuassem a acessar o conteúdo. Por volta das 16:00, mesmo esses dispositivos começaram a receber uma mensagem direcionando os usuários para o Disney+, sem opção de ignorar o aviso:
“O catálogo do Star+ está disponível apenas no Disney+. Baixe o aplicativo ou entre no Disney+ para continuar aproveitando seus filmes, séries e originais favoritos do Star e esportes ao vivo com a ESPN. Acesse disneyplus.com/help para saber mais.”
Para quem não estava logado, a mensagem era ligeiramente diferente:
“O Star+ não está mais disponível. Todos os seus filmes e séries favoritos do Star e os esportes da ESPN agora estão no Disney+. Se você tinha uma conta ativa do Star+ ou do Disney+, poderá entrar usando seu nome de usuário e senha.“
Após as 16:00 de 24/07, ainda era possível acessar todo o catálogo do serviço através dos navegadores de computador, incluindo as transmissões ao vivo da ESPN. No entanto, às 3:00 AM de hoje, 25 de julho, quase todos os filmes foram removidos, juntamente com algumas séries. Às 3:30 AM, o que havia sobrado do catálogo de séries também saiu, restando apenas alguns conteúdos “perdidos”.
ESPN e alguns conteúdos ainda estão disponíveis
Imaginávamos que a Disney configuraria um redirecionamento do domínio starplus.com para disneyplus.com, mas, curiosamente, o Star+ ainda não foi desativado e segue funcionando para quem manteve um navegador logado com sua conta.
Ainda estão disponíveis o curta O bem, o Bart e o Loki, o documentário Mighty Ruthie (2016), e as séries Por que Waldemar?, Alta Fidelidade, Checo e Lucky. Além destes, não há qualquer outro filme ou série disponível, mas toda a programação ao vivo da ESPN, bem como as reprises de eventos esportivos e programas diversos, continuam funcionando perfeitamente.
Outro detalhe intrigante é que o Star+ ainda possui 472 eventos ao vivo cadastrados de hoje até o dia 28 de agosto. No entanto, acreditamos que esses registros foram incluídos bem antes e o serviço deve ser encerrado antes dessa data.
Com isso, fica faltando a apenas a desativação da ESPN e remoção desses últimos títulos para marcar a transição completa e definitiva para o Disney+, para onde o conteúdo do Star+ já havia sido migrado em 25 de junho.
[ATUALIZAÇÃO] Na tarde de 25 de julho, horas após a publicação deste artigo, a Disney finalmente configurou um redirecionamento 302 no domínio starplus.com, e os usuários logados no Star+ foram enviados automaticamente para disneyplus.com, dando um fim oficial ao serviço de streaming de entretenimento geral da Disney na América Latina.
Breve histórico do Disney+ e Star+
O lançamento do Disney+ em novembro de 2019 e, um ano depois, no Brasil, rapidamente transformou a plataforma em um favorito entre fãs de todas as idades. Com um catálogo limitado a Disney, Pixar, Marvel, Star Wars e National Geographic, o Disney+ foi concebido como uma opção de entretenimento familiar.
No entanto, para atender a uma demanda por conteúdo mais maduro e diversificado, a Disney integrou a marca STAR ao Disney+ em várias regiões, enquanto na América Latina optou por um caminho diferente com o lançamento do Star+ como um serviço separado.
Esta decisão inicial de manter duas plataformas separadas não foi bem recebida por muitos assinantes, que encontraram dificuldades com a fragmentação das assinaturas. Respondendo a esse feedback, a Disney decidiu consolidar ambos os serviços sob o Disney+, visando oferecer uma experiência mais unificada e simplificada para os usuários.
Resultados da fusão
A integração resultou em um acréscimo significativo ao catálogo do Disney+, que agora inclui não só os clássicos infantis, mas também produções voltadas para o público adulto e esportes ao vivo anteriormente exclusivos do Star+.
Com a fusão, o Disney+ expandiu seu acervo de 1599 para 2839 títulos, um aumento impressionante de 77%. Em detalhe, a quantitade de filmes cresceu 90% e o de séries, 81%, números estes que estão constantemente em atualização devido à entrada e saída de títulos, que você pode acompanhar nas nossas seções Próximos Lançamentos, Últimos Lançamentos e Conteúdos Removidos.