O acordo atual entre a Sony Pictures e a Marvel Studios sobre a utilização do Homem-Aranha nas telas pode gerar algumas confusões. A Sony mantém os direitos de Peter Parker e de todos os seus vilões e personagens secundários, mas o acordo permite que a Marvel Studios inclua o Homem-Aranha de Tom Holland em seus filmes, como em Vingadores: Ultimato, e em séries animadas, enquanto os filmes solo do Homem-Aranha permanecem como coproduções da Sony/Marvel.
A Sony vem avançando com seu próprio universo, com filmes que não apresentam o Homem-Aranha e focam em personagens como Venom, Morbius e o futuro Kraven: O Caçador. Isso pode limitar o número de personagens que a Marvel pode usar.
Segundo o informante Daniel Richtman, “Sempre que a Sony usa um vilão, eles bloqueiam a Marvel Studios de usá-lo, o que significa que não restam muitos para o Homem-Aranha do MCU enfrentar.”
Não está totalmente claro o que isso significa para uma coprodução Sony/Marvel, como o futuro Homem-Aranha 4, mas será que a Sony realmente proibiria a Marvel de usar um personagem em um projeto no qual também tem um grande interesse? Fazer com que o Homem-Aranha de Holland enfrente o Venom (Tom Hardy) continua sendo uma questão complicada, e isso pode explicar o porquê.
Apesar disso, o Homem-Aranha tem uma das listas mais extensas e variadas de vilões de qualquer super-herói, então ainda há muitos disponíveis para a Marvel Studios. Além disso, com exceção dos filmes de Venom, o Universo do Homem-Aranha da Sony não foi exatamente um grande sucesso, e o fracasso de Madame Teia levou à especulação de que um desempenho abaixo do esperado de Kraven poderia significar o fim da franquia.
Por causa disso, os estúdios talvez estejam negociando um novo acordo que seja mais benéfico para a Marvel Studios em breve.
Desenvolvimento de Homem-Aranha 4
Ainda sabemos muito pouco sobre como está se desenhando Homem-Aranha 4. Acredita-se que Tom Rothman da Sony e Kevin Feige, chefe da Marvel Studios, tiveram alguns desacordos em relação ao enredo geral, com o último esperando reduzir os elementos do Multiverso em favor de uma história mais enxuta.
Rothman, por outro lado, deseja capitalizar o sucesso de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa trazendo Tobey Maguire e Andrew Garfield de volta como suas respectivas versões de Peter Parker.
Tom Holland retornará, é claro, como o Homem-Aranha do MCU ao lado de Zendaya como MJ, mas o ator está supostamente “cansando” de interpretar o icônico herói, então esta poderia ser sua última atuação solo como o aracnídeo, embora ele deva participar de Vingadores 5 e 6.
“Temos os melhores no negócio trabalhando em qual será a história,” disse Holland em uma entrevista recente. “Mas até que a descubramos, temos um legado para proteger. O terceiro filme foi especial de tantas maneiras que precisamos garantir que façamos a coisa certa.”
Os roteiristas de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa, Chris McKenna e Erik Sommers, estão escrevendo o script do quarto filme.