O Mandarim é um vilão da Marvel com uma estranha história no MCU. Antes de ser anunciado para Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, o personagem foi um antagonista do Homem de Ferro nos quadrinhos que usou seus dez anéis mágicos para lutar contra o herói. Seu personagem foi mencionado pela primeira vez no filme Homem de Ferro, quando uma organização terrorista do Oriente Médio, conhecida como Os Dez Anéis, sequestrou Tony Stark.
O personagem foi visto em carne e osso pela primeira vez em Homem de Ferro 3 , interpretado por ninguém menos que Ben Kingsley, vencedor de Oscar e Globo de Ouro. Essa versão, no entanto, acabou se revelando apenas um ator dentro da ficção, que estava desempenhando um papel em um plano do verdadeiro vilão do filme, Aldrich Killian.
Agora, os fãs finalmente poderão ver o verdadeiro Mantarim em live-action, interpretada por Tony Leung. Em entrevista à Empire Magazine, o escritor de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, David Callaham, disse que a versão do personagem que veremos não será a que os fãs imaginam:
“Nossa versão do personagem não é o Mandarim da maneira que as pessoas esperam que ele seja. ‘O Mandarim’ é um título que foi aplicado a ele no passado por pessoas que não entendem sua cultura. Mas ele é um personagem muito mais profundo do que eu acho que muitas pessoas esperariam.”
O diretor Destin Cretton repetiu essa declaração, dizendo também que eles não estavam tentando fazer o personagem cair em certos estereótipos asiáticos:
“Foi para mim a parte dos quadrinhos de Shang-Chi que eu realmente me conectei. Foi muito importante para nós encontrar a raiz dessa raiva e dessa dor. Esse era o objetivo desde o início, e provavelmente o medo número um de todos nós era criar um Mandarim que contribuísse ainda mais para estereótipos do tipo ‘Perigo Amarelo’ que ainda estão circulando.”
Perigo amarelo é uma metáfora racista que descreve os povos do Leste Asiático (Ásia Oriental) como um perigo e uma ameaça existenciais para o mundo ocidental. Compõem a sub-região da Ásia os seguintes territórios: China, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Japão, Mongólia, Taiwan, Hong Kong e Macau.
Na nova produção da Marvel Studios, Shang-Chi deve enfrentar o passado que ele pensou ter deixado para trás quando foi atraído para a teia da misteriosa organização Dez Anéis.
Dirigido por Destin Daniel Cretton a partir de um roteiro escrito por David Callaham, o filme é estrelado por Simu Liu, Awkwafina, Tony Leung, Ronny Chieng e Dallas Liu.
Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis estreia nos cinemas brasileiros em 2 de setembro de 2021.
Mais sobre Shang-Chi
• Por que Shang-Chi é o personagem mais odiado dos quadrinhos da Marvel?
• Novo trailer de Shang-Chi explica conexão com Homem de Ferro
• Astro de Shang-Chi relembra história engraçada com Angelina Jolie, a Thena de Eternos
• Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis pode ser a entrada do Punho de Ferro no MCU
Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos do streaming da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus