
Em uma retrospectiva recente sobre sua carreira, Scarlett Johansson comentou como foi participar das gravações de Os Vingadores, lançado em 2012. Mesmo sendo o maior sucesso da Marvel até aquele momento, a atriz contou que a equipe não tinha certeza se juntar todos os heróis funcionaria.
“Quando fizemos o primeiro Vingadores, ninguém sabia qual seria o potencial daquilo”, disse Johansson à Vanity Fair.
“Homem de Ferro foi um sucesso enorme. Ele construiu a base do estúdio. Homem de Ferro 2 também foi bem. Aí veio Thor, mas parecia algo de um universo totalmente diferente. Tinha outro tom em relação aos filmes do Tony. Capitão América também tinha sua própria pegada.”
A atriz contou que, com personagens tão diferentes, como Hulk e Gavião Arqueiro, a produção parecia meio desconexa.
“Parecia uma bagunça, pra ser sincera. Mesmo no set, tudo parecia meio maluco. A gente se olhava e pensava: ‘O que estamos fazendo aqui?’”
Virada durante uma cena icônica
Johansson lembrou que o elenco confiava na visão do produtor Kevin Feige e do diretor Joss Whedon, mesmo sem ter certeza do resultado. “Acho que só o Kevin e o Joss sabiam o que estavam fazendo. O resto do elenco foi na confiança.”
Foi só durante a gravação da famosa cena em que os heróis aparecem lado a lado nas ruas de Nova York que algo começou a mudar. “Aquela sequência em 360 graus nos fez perceber que talvez pudesse funcionar. Ver aquilo no monitor foi legal. Mas, na hora, não parecia nada legal. Era tudo muito estranho.”
Ela também falou sobre o clima durante as filmagens. “Éramos mais jovens, nos divertimos muito. Ficamos amigos de verdade. Foi muito divertido.”
Última aparição como Natasha Romanoff
Depois de vários filmes no papel da Viúva Negra, Scarlett Johansson se despediu da personagem com o longa Viúva Negra, lançado em 2021. Recentemente, ela declarou que não pretende retornar ao MCU. Você pode conferir essa declaração neste link.
Ao longo dos anos, Os Vingadores ganhou continuações, com a direção passando das mãos de Joss Whedon para os irmãos Russo, responsáveis por Guerra Civil, Guerra Infinita e Ultimato.
Como foi escolhida a formação original dos Vingadores

A formação original dos Vingadores nos cinemas seguiu uma base inspirada nos quadrinhos, mas com algumas adaptações para se encaixar no que já havia sido construído no MCU até 2012.
Nas histórias originais da Marvel Comics, o grupo foi criado por Stan Lee e Jack Kirby em 1963 com Homem de Ferro, Thor, Hulk, Homem-Formiga e Vespa. No entanto, o estúdio optou por montar a equipe com personagens que já tinham sido introduzidos nos filmes anteriores.
Assim, a equipe reunida em Os Vingadores contou com Tony Stark (Homem de Ferro), Steve Rogers (Capitão América), Thor, Bruce Banner (Hulk), Natasha Romanoff (Viúva Negra) e Clint Barton (Gavião Arqueiro). Todos esses personagens já haviam sido apresentados ao público nos anos anteriores, em seus próprios filmes ou em participações especiais.
A ausência de Homem-Formiga e Vespa na primeira formação do time nas telonas se deve ao fato de que Homem-Formiga só ganharia seu filme solo em 2015.
Já Nick Fury, interpretado por Samuel L. Jackson, funcionou como o elo entre os heróis, organizando a iniciativa Vingadores desde as primeiras cenas pós-créditos.
Essa seleção foi pensada para equilibrar personagens com popularidade, funções complementares e diferentes estilos de combate, além de permitir que as histórias individuais convergissem para um mesmo ponto, algo que se tornaria marca registrada do universo cinematográfico da Marvel.