
Scarlett Johansson deixou claro que não pretende voltar a viver Natasha Romanoff, mesmo com os novos filmes dos Vingadores vindo aí. A atriz, que interpretou a Viúva Negra pela primeira vez em Homem de Ferro 2, em 2010, participou de vários títulos do MCU até sua despedida no filme Viúva Negra, lançado em 2021. Para ela, a história da personagem chegou ao fim, é definitivo, e não faria sentido retomá-la.
“Seria muito difícil entender de que forma isso faria sentido para mim, para a personagem que interpretei”, disse Johansson em entrevista à Vanity Fair, . “Sinto falta dos meus colegas e adoraria estar com eles para sempre, mas o que funciona na personagem é justamente o fato de sua história ter se encerrado. Não quero mexer nisso. Para os fãs também isso é importante.”
Apesar das possibilidades abertas pelo conceito do multiverso, Johansson não deve participar de Vingadores: Doomsday, que estreia em 1º de maio de 2026. A expectativa é que a atenção se volte para Yelena Belova, personagem de Florence Pugh.
Crítica à ausência de Vingadores: Ultimato no Oscar
Durante a mesma conversa, Scarlett também comentou sobre a ausência de Vingadores: Ultimato entre os indicados a Melhor Filme no Oscar 2020. A produção, que bateu recordes de bilheteria, recebeu apenas uma indicação, na categoria de efeitos visuais.
“Como esse filme não foi indicado ao Oscar?”, questionou. “Era um filme impossível, que não deveria funcionar, mas que funciona, e ainda por cima é um dos mais bem-sucedidos de todos os tempos.”
Apesar do enorme sucesso de bilheteria e de encerrar uma saga de 22 filmes, Vingadores: Ultimato recebeu apenas uma indicação ao Oscar, na categoria de Melhores Efeitos Visuais.
Entre os motivos apontados para a ausência nas principais categorias está o perfil mais conservador da Academia, que costuma valorizar produções dramáticas, realistas ou baseadas em histórias reais. Filmes de super-herói, especialmente os que dependem do acompanhamento de outras produções, ainda enfrentam resistência.
Enquanto isso, Coringa, também baseado em quadrinhos, foi bastante reconhecido, com indicações em categorias importantes.
A Marvel chegou a fazer campanha para Ultimato ser indicado a Melhor Filme e outras categorias, mas sem sucesso. A falta de indicações para o elenco também foi motivo de frustração.
Embora não vá mais interpretar Natasha Romanoff, Johansson continua ligada ao universo Marvel. Ela atuou como produtora em Thunderbolts* e, segundo rumores, está envolvida no desenvolvimento de uma nova série para o Disney+, possivelmente focada na personagem Fantasma Loira.
Já Vingadores: Guerras Secretas, sequência de Doomsday, tem estreia prevista para 7 de maio de 2027. Por enquanto, não há confirmação oficial sobre participações surpresa de Johansson em nenhum dos dois filmes.