
Nem sempre o caminho para o sucesso é direto, e Jamie Roy sabe bem disso. Antes de conquistar o papel de Brian Fraser, um dos quatro protagonistas do novo spin-off Outlander: Blood of My Blood, o ator escocês passou por mais de uma tentativa frustrada de entrar no universo de Outlander.
Hoje, ele vive o pai de Jamie Fraser, personagem interpretado por Sam Heughan na série original, mas sua primeira experiência com o processo de seleção da produção foi bem diferente.
Em entrevista ao Collider, Jamie Roy contou que fez duas audições para Outlander antes de ser escalado para o spin-off. A primeira era um papel pequeno, com apenas uma fala. Ele chegou perto de conseguir, mas a cena acabou sendo cortada do roteiro.
A segunda tentativa foi bem mais promissora. Roy fez o teste para interpretar Jeremiah Walter MacKenzie, pai de Roger, piloto da Segunda Guerra Mundial que Roger e Buck encontram no passado na sétima temporada. Vale lembrar que existem dois personagens chamados Jeremiah MacKenzie em Outlander: o menino Jeremiah, filho de Roger e Brianna, e Jeremiah Walter, também chamado de Jerry. O papel para o qual Roy leu era o do pai, com participação como convidado em duas cenas.
Apesar do bom desempenho na audição, Roy não foi selecionado para o papel. Mesmo assim, ele não desanimou. “Eu sabia que estava fazendo algo certo, porque se você continua sendo chamado pelo mesmo estúdio, significa que eles gostam do seu trabalho, só ainda não encontraram o personagem ideal pra você”, explicou o ator.
De figurante a protagonista

Meses depois, em janeiro de 2023, Roy recebeu o convite para fazer o teste de Brian Fraser, pai de Jamie Fraser e marido de Ellen MacKenzie. Ele passou por cinco etapas até o teste final, o chamado screen test, quando os atores já contracenam com câmeras profissionais e outros intérpretes.
Durante esse processo, ele contou que percebeu uma mudança de postura da equipe. “Foi a primeira vez que senti que todos estavam torcendo por mim. Eles diziam: ‘Este é o seu momento. Faça o que precisar. Estamos aqui para você’.”
A experiência tirou o peso da pressão e o deixou mais confiante. “Saí de lá com a sensação de que tinha feito o meu melhor. E deu certo”, disse. Assim, Roy passou de um candidato para uma fala a protagonista de uma série derivada de uma das franquias mais populares da TV.
O apoio de Sam Heughan

Depois de escalado, Jamie Roy recebeu apoio direto de Sam Heughan, intérprete de Jamie Fraser em Outlander e, portanto, “filho” do personagem na série derivada. Heughan acompanhou a estreia de Outlander: Blood of My Blood, foi à Comic-Con e mantém contato constante com Roy.
“Ele ainda me manda mensagens perguntando como estou. Quando estávamos em Los Angeles, ele escreveu: ‘Eu sei que tudo isso é intenso, mas você está arrasando’. Ele não precisava fazer isso, mas fez. Esse tipo de apoio significa muito”, contou Roy.
Mais do que conselhos, Heughan tem sido uma espécie de mentor e ponto de apoio. “Ele sempre diz para eu aproveitar cada momento, porque tudo passa muito rápido.”
No spin-off, Jamie Roy interpreta Brian Fraser, um filho bastardo do impiedoso Lord Lovat (Tony Curran). Brian cresce sob a sombra do pai, mas tenta trilhar seu próprio caminho, guiado pela mãe Davina e pelo primo Murtagh.
Sua vida muda completamente ao conhecer Ellen MacKenzie (Harriet Slater), uma mulher prometida a outro homem (Malcolm Grant), mas que decide lutar por amor.
Roy afirmou que a transformação do personagem é um dos pontos centrais da série. “Na primeira temporada, ele ainda está aprendendo. Ao final, já vemos um homem que começa a assumir o controle do próprio destino. Ele realmente passa de um garoto para um homem.”
Entre as curiosidades da produção, Roy revelou uma das cenas mais engraçadas de filmar: um diálogo sério com o pai (Tony Curran) enquanto Lord Lovat estava sentado em um vaso sanitário. “Tivemos de nos segurar para não rir, porque Tony fazia barulhos horríveis de propósito só para nos desconcentrar”, contou, rindo.
Mesmo com essas situações curiosas, Roy destacou o quanto o elenco e a equipe o ajudaram a construir Brian como alguém “humano, apaixonado e determinado a não repetir os erros do pai”.
Tanto Outlander quanto Outlander: Blood of My Blood estão disponíveis no Brasil pelo Disney+.