Saiba o que estava escrito no cristal em The Mandalorian

Grogu-e-o-cristal-verde-The-Mandalorian Saiba o que estava escrito no cristal em The Mandalorian

The Mandalorian finalmente está de volta após uma longa espera de mais de dois anos. Mando (Pedro Pascal) e Grogu apareceram em O Livro de Boba Fett, mas agora a dupla retorna em sua própria história. No início do primeiro episódio da terceira temporada, Din Djarin salva um grupo de mandalorianos que lutam com uma criatura gigante. Em seguida, o protagonista tem um diálogo com a Armeira (Emily Swallow) que ajuda o espectador a entender qual é a principal motivação de Mando nesta nova temporada.

Você não é mais um mandaloriano“, ela diz. Din Djarin argumenta que a doutrina ensina sobre redenção, mas a Armeira explica que isso não é mais possível porque o mundo natal deles foi destruído.

Mando sabe que, para a suspensão do decreto de exílio, ele precisa provar que se banhou nas Águas Vivas das minas de Mandalore, e pergunta: “Mas e se as minas de Mandalore ainda existirem?

Ela responde que tudo foi destruído no Purgo. Nesse momento, o caçador de recompensas coloca na mesa um fragmento de vidro verde que contém um pedaço de metal com inscrições mandalorianas, algo que pode fazê-la mudar de ideia.

Cristal-em-The-Mandalorian Saiba o que estava escrito no cristal em The Mandalorian

A Armeira parece surpresa e pergunta onde ele conseguiu a relíquia, ao que Din Djarin responde que os Jawas a obtiveram em uma troca com um viajante que alegou ter visitado a superfície de Mandalore. Ele conclui que, se um viajante foi capaz de recuperar o artefato, talvez o planeta não esteja envenenado.

O cristal contém uma mensagem bíblica

De acordo com o usuário do Reddit GeneralAnubis, o texto gravado no metal colado ao cristal está escrito com a fonte Mando’a e, quando convertida, trazem trechos que coincidem exatamente com um texto da Bíblia, mais especificamente o versículo Êxodo 10:5-6.

“E cobrirão a face da terra, de modo que não se pode ver a terra; e comerão o resto do que escapou, que vos sobrou da saraiva, e comerão toda a árvore que vos crescer no campo. E encherão as tuas casas, e as casas de todos os teus servos, e as casas de todos os egípcios; que nem teus pais, nem os pais de teus pais viram, desde o dia em que eles estiveram na terra até o dia de hoje. E ele se virou e saiu da presença de Faraó.”

Isso faz parte do texto bíblico que fala sobre uma praga de gafanhotos no Egito, descendo para comer tudo e deixar a terra sem nada. Tem havido muitos temas no universo Star Wars que acabam se cruzando com a religião, desde os ensinamentos dos Jedi e Sith sendo chamados de “religião antiga” em Uma Nova Esperança até o culto Mandaloriano ao qual Din pertence.

O significado parece refletir a crença da Armeira de que o planeta Mandalore foi completamente desolado. Um outro usuário do Reddit lançou sua teoria:

“Isso é legal, está relacionado ao tema de Mandalore sendo destruído por uma praga e potencialmente envenenado. Eu me pergunto se poderia haver alguma dica de como o povo judeu foi resgatado do Egito – Mando resgatando o povo, talvez?”

Outro fã adicionou que o cristal tem mais um paralelo na Bíblia, na história da Arca de Noé, onde um pássaro traz de volta um ramo de oliveira, simbolizando que a terra estava pronta para ser habitada depois que o dilúvio acabou.

Como temos apenas um episódio até agora, é cedo para concluir qualquer coisa, mas não deixa de ser um easter egg muito curioso.

Os episódios da terceira temporada de The Mandalorian estreiam no Disney+ às quartas-feiras.

Deixe um comentário