Roteirista de Os Simpsons explica fama de prever o futuro

Os-Simpsons-temporada-35 Roteirista de Os Simpsons explica fama de prever o futuro

Ao longo de mais de três décadas no ar, Os Simpsons ganhou uma reputação curiosa. Diversos episódios parecem antecipar acontecimentos reais, de eleições presidenciais a escândalos esportivos.

Essa coincidência frequente transformou a animação em assunto recorrente nas redes sociais sempre que algum evento marcante acontece. Agora, um dos principais nomes por trás da série resolveu comentar o tema de forma direta.

E a resposta é menos mística do que muitos imaginam.

“Coincidências são reais”, diz roteirista

Em entrevista à revista People, o roteirista e produtor executivo Matt Selman falou sobre a ideia de que a série teria uma habilidade quase sobrenatural de prever o futuro.

Segundo ele, tentar acertar acontecimentos futuros não faz parte do processo criativo. “Quanto mais você tenta prever ou evitar prever, mais você bagunça tudo. Então é melhor entrar puro e deixar as coisas acontecerem ou não.”

Selman também refletiu sobre a percepção do público. “As pessoas querem que a magia seja real. Elas querem acreditar nisso. E a magia é real? É real na mente das pessoas. Então talvez seja. Mas não acho que seja realmente real. Coincidências são reais. Se não existissem coincidências, isso sim seria improvável.”

Ao longo dos anos, a série exibiu situações que depois ganharam paralelos no mundo real, como a ascensão de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos, a chapa formada por Joe Biden e Kamala Harris e até o escândalo de corrupção envolvendo a FIFA em 2015.

Para o criador Matt Groening, que também já comentou o assunto anteriormente, o segredo está na quantidade de piadas produzidas ao longo de décadas. Em essência, quanto mais ideias são colocadas no ar, maiores as chances de alguma coincidir com fatos futuros.

Episódio 800 traz discurso marcante de Marge

Homer-e-Marge-em-Os-Simpsons Roteirista de Os Simpsons explica fama de prever o futuro

Além de falar sobre as “previsões”, Selman adiantou detalhes do episódio 800 da animação, exibido em 15 de fevereiro na Fox, nos Estados Unidos.

Segundo ele, o capítulo traz um discurso intenso de Marge sobre os desafios de ter animais de estimação. O produtor destacou o tom do episódio e a ligação com o co-criador James L. Brooks.

Ele afirmou que o episódio reflete uma visão mais crua sobre a vida moderna e também funciona como homenagem à equipe e à própria personagem.

Novo filme confirmado

Mesmo após tantas temporadas, Os Simpsons continua no ar pela Fox. A equipe criativa trabalha para manter a série renovada, evitando repetir fórmulas.

Selman já afirmou que o desafio é criar histórias que não soem como se viessem de uma produção em sua 37ª temporada, mas como algo atual e relevante para o público.

Além disso, a família amarela vai retornar aos cinemas. Um novo filme da franquia está previsto para 23 de julho de 2027. O primeiro longa, lançado em 2007, arrecadou mais de US$ 536 milhões nas bilheterias mundiais.

Enquanto novos capítulos chegam à televisão e ao cinema, a fama de “prever o futuro” continua acompanhando Springfield. Para os criadores, no entanto, tudo não passa de criatividade aliada a boas doses de coincidência.

Deixe um comentário