Planos originais da Marvel previam que o diretor de Doutor Estranho, Scott Derrickson, retornasse para a sequência. O filme de 2016 trouxe visuais inéditos para o MCU e apresentou um final inteligente que, apesar de ainda ser repleto de efeitos visuais, brincou de maneira criativa com o conceito de tempo.
Infelizmente, diferenças criativas levaram à saída de Derrickson da Marvel Studios. O diretor da trilogia Homem-Aranha, Sam Raimi, foi chamado para substituí-lo, e o roteiro, que originalmente havia sido escrito por Jade Halley Bartlett (Miller’s Girl), foi reescrito pelo roteirista de Loki, Michael Waldron.
Comentários de Jade Halley Bartlett
O site ComicBook perguntou recentemente a Bartlett sobre o tempo que ela passou trabalhando em Doutor Estranho 2 – que mais tarde seria chamado de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura – e ela confirmou que a visão de Derrickson era completamente diferente da de Raimi.
“Eu trabalhei no projeto por cerca de um ano. Fui a primeira roteirista de Doutor Estranho 2, e foi realmente divertido“, ela explicou. “Existem duas versões. Há a versão de Raimi, Michael Waldron, que é requintada, e eu amo ambas. Então, eu estava com Scott Derrickson. Nós desenvolvemos isso por cerca de um ano na sala com Kevin Feige e Eric Hauserman Carroll e Lou D’Esposito e Richie Palmer.”
“Era a visão de Scott e era realmente empolgante e divertida. Ainda não consigo acreditar que consegui esse trabalho. Não sei como consegui esse trabalho. Eu consegui o trabalho. Tínhamos um rascunho completo, e então, é claro, a pandemia aconteceu, o que foi um pesadelo.”
Infelizmente, Bartlett não pôde compartilhar detalhes sobre aquele rascunho original, mas elogiou a Marvel Studios. “Eles são muito gentis e generosos. Foi como trabalhar com estudiosos, eu acho, estudiosos desses quadrinhos. Então, foi realmente divertido”, ela disse entusiasmada. “Acho que tenho essa pasta gigante de, acho que, todos os Doutor Estranho já feitos, o que é incrível, e está em cores. Eles imprimiram em cores, então isso foi realmente emocionante.“
A versão original de Doutor Estranho 2
Pelo pouco que sabemos sobre a visão de Derrickson para o filme, ele teria incluído fortemente o personagem Pesadelo e evitado quase totalmente elementos multiversais. Na verdade, teria adotado o terror de uma maneira ainda mais intensa do que a abordagem de Raimi.
Falando no ano passado, o diretor disse isso sobre por que escolheu não dirigir Doutor Estranho no Multiverso da Loucura:
“Tudo que posso dizer é que o que dissemos publicamente é exatamente a verdade. Tivemos diferenças criativas reais. O filme que eu queria fazer e como eu queria fazer era diferente – ficou cada vez mais óbvio que estávamos puxando em direções opostas. E é assim que se faz um filme realmente ruim, eu acho. Quando o produtor ou o estúdio e o cineasta estão fazendo filmes diferentes, você acaba com uma monstruosidade e, você sabe, é por isso que tive que sair.”
Não está claro se ele voltará ao MCU, mas a última informação que temos é que a Marvel Studios quer que Raimi trabalhe em Doutor Estranho 3, com a ideia de que o terceiro filme seja acelerado para chegar antes dos próximos filmes dos Vingadores.
Doutor Estranho no Multiverso da Loucura está disponível no Disney+.