Ringo Starr, aos 83 anos, abriu o coração sobre sua relação com os ex-companheiros de banda dos Beatles, especialmente com Paul McCartney. Em uma entrevista para a edição de dezembro de 2023/janeiro de 2024 da AARP, Ringo compartilhou como considerava seus colegas de banda como “irmãos”, destacando a relação próxima que mantém com McCartney.
“Paul me ama tanto quanto eu o amo“, disse o lendário músico sobre McCartney, 81 anos, com quem recentemente colaborou na finalização e lançamento da última música dos Beatles, “Now and Then”. “Ele é o irmão que eu nunca tive.“
Em um vídeo lançado junto com a matéria da capa, que você confere abaixo, Starr elogiou a ética de trabalho de McCartney e o creditou pela quantidade expressiva de sucessos que os Beatles lançaram durante sua época de atuação, de 1962 a 1970. “Paul adorava trabalhar mais do que todos nós“, revelou Starr. “John e eu ficávamos relaxando no jardim e o telefone tocava, e sabíamos que era ele“.
Uma família além das músicas
Ringo Starr também considerava toda a banda como sua segunda família. “Como filho único, de repente eu ganhei três irmãos. Nós cuidávamos uns dos outros“, disse ele. O astro do rock explicou que cada membro da banda, incluindo os falecidos John Lennon e George Harrison, o ajudou a escrever músicas que destacaram seus vocais. Starr se referiu a faixas como “Yellow Submarine” e “With a Little Help from My Friends”, escritas por Lennon e McCartney, e “Photograph”, de Harrison, entre outras.
Hoje, Ringo ainda executa canções escritas por seus companheiros de banda quando sobe ao palco com sua All Starr Band, fechando tradicionalmente o show com o clássico “With a Little Help from My Friends”, do álbum Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band. McCartney continua colaborando com Starr, como na faixa “Feeling the Sunlight” do recente EP de Starr, Rewind Forward, escrita especialmente para ele.
Recordações e novas Criações
Starr e McCartney se uniram este ano para lançar “Now and Then“, considerada a última música a apresentar todos os membros dos Beatles. A balada foi finalizada com novas gravações e tecnologia moderna para aprimorar a qualidade do áudio dos vocais de Lennon dos anos 70, bem como a guitarra de Harrison dos anos 90.
Ao longo dos anos, tanto Starr quanto McCartney falaram abertamente sobre sua longa amizade. Em uma aparição em 2021 no programa Jimmy Kimmel Live!, Ringo confirmou que sua amizade com McCartney permanece tão próxima quanto no início, compartilhando que eles se comunicam regularmente por FaceTime e passam tempo juntos frequentemente.