O filme Quem Fizer Ganha, estrelado por Michael Fassbender e dirigido por Taika Waititi, tem lançamento confirmado para 27 de março de 2024 no Star+, plataforma de streaming da Disney na América Latina.
Baseada em uma história real, a comédia da Searchlight Pictures traz a inspiradora trajetória da seleção de futebol da Samoa Americana, conhecida por uma das mais drásticas derrotas na história da FIFA, e sua tentativa de superação para as qualificatórias da Copa do Mundo.
O enredo de Quem Fizer Ganha centra-se na contratação do técnico Thomas Rongen, interpretado por Michael Fassbender, pela seleção da Samoa Americana após uma derrota histórica de 31 a 0. Rongen, um treinador considerado azarão, é encarregado com a missão quase impossível de transformar a equipe conhecida como a pior do mundo em competidores dignos.
Junto a Fassbender, o filme conta com a participação de Elisabeth Moss, interpretando a ex-esposa de Rongen, e Will Arnett no papel de um executivo de futebol. Destaca-se também a presença de Oscar Kightley, como o chefe da federação de futebol da Samoa Americana, e Kamaina, que dá vida à jogadora trans Jaiyah Saelua. Completam o elenco David Fane, Beulah Koale, Lehi Falepapalangi, Semu Filipo, Uli Latukefu e Rachel House.
A visão de Taika Waititi
Dirigido por Taika Waititi, vencedor do Oscar, e coescrito por ele e Iain Morris, Quem Fizer Ganha representa a primeira incursão de Waititi no gênero de filmes esportivos.
“Anos atrás, eu assisti e não pude acreditar que nunca tinha ouvido falar dessa história antes“, compartilhou Waititi em entrevista. Sua motivação para dirigir um filme sobre um esporte com o qual não estava familiarizado reflete seu interesse em histórias de azarões.
“É uma história verdadeira, mas tem todos os elementos que todos os grandes filmes de esportes têm. É basicamente o Jamaica Abaixo de Zero do futebol“, comparou Waititi, destacando a capacidade do filme de misturar humor, emoção e a clássica temática de superação contra adversidades.
Quem Fizer Ganha estreia no Star+ em 27 de março de 2024.