
A série Outlander: Blood of My Blood chegou ao fim de sua primeira temporada revelando um novo rosto no universo da franquia. O último episódio, chamado “Algo Emprestado“, apresentou Maura Grant, uma personagem que até então havia sido apenas mencionada nas histórias anteriores, mas que agora ganha destaque e importância para os próximos episódios da trama.
A aparição aconteceu de forma natural: Maura estava no Castelo Leoch para o casamento de seu irmão. No entanto, o evento não saiu como planejado, já que Ellen fugiu com Brian antes da cerimônia.
Isso acabou levando Maura a se aproximar, meio que por obrigação, de Dougal, resultando no casamento entre os dois. Esse momento marca oficialmente a primeira aparição de Maura Grant MacKenzie em todo o universo Outlander.
Com essa introdução, a série abre caminho para nos mostrar mais sobre a personagem e sua relação com Dougal na segunda temporada de Outlander: Blood of My Blood, que já está gravando na Escócia
Maura MacKenzie e sua família com Dougal

Nos livros e na série original Outlander, Maura e Dougal têm quatro filhas. No entanto, pouco se sabe sobre elas. A história nunca se aprofunda no destino das meninas após a Batalha de Culloden, e nem mesmo suas idades são mencionadas com precisão.
O que se sabe é que, na época da primeira temporada de Outlander, Dougal e Maura já estavam casados há cerca de 24 anos.
Essa linha do tempo, contudo, pode ser ajustada na nova série. O casamento entre eles é mostrado em Blood of My Blood por volta de 1715, o que altera ligeiramente o que foi estabelecido nos livros, onde o evento teria ocorrido em 1719.
Essa mudança faz sentido dentro da adaptação, especialmente considerando que, na versão literária, Ellen e Brian fugiam durante o encontro no Castelo Leoch e não no casamento de Ellen e Malcolm, como mostrado agora.
A alteração não compromete o enredo principal, mas dá mais espaço para o desenvolvimento de Maura e Dougal no contexto do prelúdio.
Como Maura Grant morre em Outlander

Em Outlander, Maura Grant não aparece em tela, mas sua morte é mencionada na primeira temporada. Dougal descobre que ela faleceu repentinamente após contrair uma febre.
Na época, o personagem já mantinha um envolvimento com Geillis Duncan, uma das personagens mais misteriosas de toda a saga, o que trouxe a teoria de que Geillis teria envenenado Maura. No entanto, essa hipótese nunca foi confirmada nem abordada na série.
O que se vê em Outlander é o pesar de Dougal pela perda da esposa. Mesmo com seu comportamento impulsivo e os muitos casos extraconjugais, ele demonstra que realmente lamenta muito pela morte de Maura.
Essa relação abre espaço para que Outlander: Blood of My Blood nos mostre com mais detalhes a vida do casal antes dos acontecimentos da série principal, quem sabe com um lado mais humano de Dougal e o papel de Maura em sua história.
Outlander: Blood of My Blood está disponível no Disney+.