Durante muito tempo, os fãs da Marvel se perguntaram sobre o destino da antiga Torre dos Vingadores no Universo Cinematográfico da Marvel (MCU).
Em Homem-Aranha: De Volta ao Lar, Happy Hogan (Jon Favreau) supervisionava a mudança dos equipamentos para o novo complexo dos Vingadores, mas o filme nunca revelou quem comprou o edifício.
Muitos acreditavam que ele se tornaria a sede da Oscorp, trazendo Norman Osborn para a franquia, mas essa teoria nunca se confirmou.
Com a chegada do filme Quarteto Fantástico: Primeiros Passos, a expectativa era de que o prédio se transformasse no icônico Edifício Baxter, lar do Quarteto Fantástico nos quadrinhos.
No entanto, agora sabemos que a antiga torre foi comprada por Valentina Allegra de Fontaine (Julia Louis-Dreyfus), que pretende usá-la para suas operações com os Thunderbolts.
Mesmo assim, com a estreia do novo filme do Quarteto Fantástico em 2025, o Edifício Baxter está prestes a fazer sua entrada no MCU, trazendo um visual fiel aos quadrinhos e uma conexão com a origem do grupo.
Um novo começo para o Quarteto Fantástico
O primeiro trailer de Quarteto Fantástico: Primeiros Passos revelou que o filme trará uma abordagem diferente para a equipe. A trama se passa em um universo alternativo, onde o grupo já é conhecido pelo público e atua como heróis estabelecidos.
O elenco inclui Pedro Pascal como Reed Richards (Sr. Fantástico), Vanessa Kirby como Sue Storm (Mulher Invisível), Joseph Quinn como Johnny Storm (Tocha Humana) e Ebon Moss-Bachrach como Ben Grimm (O Coisa).
O filme também apresentará elementos clássicos dos quadrinhos, como o robô H.E.R.B.I.E., o Fantasticarro e, claro, o Edifício Baxter.
O design visual do filme remete ao futurismo retrô, lembrando a estética da animação Os Jetsons, que estreou apenas um ano depois do lançamento dos quadrinhos do Quarteto Fantástico.
A direção é de Matt Shakman, que já trabalhou no MCU em WandaVision, e o design de produção fica por conta de Kasra Farahani, responsável pelo visual de Loki.
A criação do Edifício Baxter nos quadrinhos
O Edifício Baxter apareceu pela primeira vez em Fantastic Four #3, de 1961, sendo parte essencial da identidade do grupo. Criado por Stan Lee e Jack Kirby, o edifício serviu como um dos primeiros quartéis-generais de super-heróis na Marvel Comics.
Além de abrigar laboratórios de alta tecnologia, hangar para veículos como o Fantásticarro e sistemas de defesa avançados, o prédio era um verdadeiro centro de inovação.
Diferente de outras bases de heróis, ele não se escondia dos olhos do público. Externamente, parecia um arranha-céu comum em Nova York, e os andares inferiores eram usados para fins comerciais. O Quarteto Fantástico ocupava os andares superiores, a partir do 34º.
Nos quadrinhos, há uma cena icônica em Fantastic Four #6, onde Sue Storm impede que um mensageiro entre no elevador exclusivo da equipe, revelando que a segurança do prédio era mais sofisticada do que parecia.
O Edifício Baxter já enfrentou grandes ameaças
O quartel-general do Quarteto Fantástico não ficou imune a ataques de supervilões. Em Fantastic Four #6, o prédio foi alvo do Doutor Destino, que se aliou ao Príncipe Namor para derrotar os heróis.
Victor von Doom usou tecnologia de antigravidade para erguer o prédio e jogá-lo no espaço, planejando que ele ficasse preso na órbita do Sol.
Além desse episódio, o Edifício Baxter teve diversas outras utilidades ao longo das décadas nos quadrinhos. Em Uncanny X-Men #142, da saga Dias de um Futuro Esquecido, os Sentinelas tomaram o edifício para usá-lo como base de operações enquanto caçavam mutantes.
Outro momento curioso aconteceu em Spider-Man: Spider’s Shadow, onde o simbionte Venom, após se separar de Peter Parker, acabou se fundindo com o próprio edifício, transformando-o em um prédio vivo e ameaçador.
Como o Edifício Baxter será introduzido no MCU?
Se o Quarteto Fantástico migrar para a linha do tempo principal do MCU, eles precisarão se adaptar a uma Nova York já repleta de super-heróis e grandes eventos.
A situação pode lembrar a jornada do Capitão América, que despertou décadas após a Segunda Guerra Mundial e teve que se acostumar com um mundo moderno.
Por outro lado, o grupo chega com conhecimento e tecnologia muito além do que se vê no MCU atual. Dependendo dos eventos de filmes como Vingadores: Guerras Secretas, pode ser que eles precisem reconstruir o Edifício Baxter do zero, estabelecendo um novo marco na cidade.
Pedro Pascal, Vanessa Kirby, Joseph Quinn e Ebon Moss-Bachrach darão vida ao Quarteto Fantástico no filme Primeiros Passos, que chega aos cinemas em 24 de julho de 2025.