Um dos maiores diretores da atual geração não tem tantos prêmios quanto você poderia imaginar. Steven Spielberg dirigiu mais de 30 filmes, e é difícil contar quantos projetos estão em sua filmografia como produtor.
Os filmes de Spielberg são construídos sobre a imaginação sem limites que vive nele desde a infância e sobre os princípios que ele está disposto a compartilhar com qualquer um que os assista.
Steven Spielberg é bastante conhecido até mesmo por aqueles que não acompanham tanto o cinema, e pode parecer que o diretor tenha pelo menos uma dúzia de Oscar. Mas não é o caso. Embora o cineasta tenha sido indicado mais de 20 vezes, ele conseguiu ganhar o prêmio apenas três vezes.
1. A Lista de Schindler (1993) — Melhor Filme e Melhor Diretor
Steven Spielberg levou muito tempo para fazer um filme baseado em eventos reais terríveis e heroicos, adiou a produção e até tentou entregar a adaptação do livro Schindler’s Ark, de Thomas Keneally, para Sydney Pollack, Martin Scorsese e Roman Polanski — todos os três recusaram por razões próprias.
Spielberg abordou o trabalho não apenas com respeito pela história e pelas pessoas envolvidas nos eventos, mas também com um senso de responsabilidade e cuidado que seriam reconhecidos depois. Como resultado, A Lista de Schindler se tornou uma das mais importantes interpretações dos horrores do Holocausto e um monumento à coragem e ao humanismo.
Spielberg recusou o cachê por seu trabalho no filme, investindo o dinheiro na criação da Fundação Shoah, que é dedicada a preservar evidências documentais sobre as vítimas de genocídio.
A Lista de Schindler pode ser assistido na Netflix, Globoplay com Telecine e Univer Video, além das principais plataformas online de compra e aluguel.
2. O Resgate do Soldado Ryan (1998) — Melhor Diretor
Steven Spielberg fez talvez o maior filme de ação de guerra de todos os tempos: cru, espetacular e sem concessões, mas ao mesmo tempo humano em sua essência. Agora, todo filme que tenta demonstrar os horrores da Segunda Guerra Mundial é comparado a O Resgate do Soldado Ryan, e até hoje ninguém conseguiu fazer melhor.
Spielberg deveria ter ganhado outro Oscar de Melhor Filme por este projeto, mas ele recebeu apenas o de Melhor Diretor. A principal premiação foi conquistada por Shakespeare Apaixonado, que foi impulsionado à vitória pelo produtor Harvey Weinstein.
O Resgate do Soldado Ryan está disponível no Globoplay e ClaroTV+, além das principais plataformas de compra e aluguel digital.