A Marvel passou por diversas transformações desde o lançamento do Disney+ em 2019. Com uma enxurrada de títulos lançados na plataforma, incluindo WandaVision e a série animada What If…?, a Marvel experimentou uma recepção mista do público e da crítica, particularmente em projetos como Invasão Secreta, que foram chamados de superficiais e com ritmo apressado.
Brad Winderbaum, responsável pelo setor de streaming, televisão e animação da Marvel Studios, admitiu recentemente que a estratégia de saturar o Disney+ com conteúdo do MCU teve um impacto negativo.
“Em toda sinceridade, havia uma obrigação para criar o máximo possível para o Disney+ o mais rápido que pudéssemos,” revelou Winderbaum durante uma entrevista ao podcast Phase Zero do ComicBook.
Reestruturação nos estúdios da Walt Disney Company
Diante das críticas e do ano histórico de fracassos em filmes e séries da Disney, a empresa está reavaliando sua abordagem. No início de 2024, Bob Iger, CEO da Disney, anunciou mudanças significativas para a Marvel, com uma nova ênfase na qualidade em detrimento da quantidade.
Essa mudança, confirmada por Winderbaum, inclui o espaçamento maior entre as datas de lançamento, visando mitigar os atrasos e melhorar o acabamento dos projetos.
Winderbaum também destacou que a Marvel está adotando uma postura mais tradicional no desenvolvimento de seus projetos, concentrando-se em franquias estabelecidas, com sucesso comprovado.
A introdução de showrunners para gerenciar os projetos do Disney+, seguindo o modelo de séries de TV tradicionais, marca uma importante mudança de estratégia, permitindo que os executivos do estúdio concentrem seus esforços de maneira mais eficaz, de acordo com Bob Iger.
Perspectivas para 2024
Para 2024, a Marvel planeja uma abordagem bem mais contida, com Deadpool & Wolverine nos como a única estreia nos cinemas e o spin-off de WandaVision, Agatha, no Disney+. No campo da animação, X-Men ’97 é o único lançamento confirmado oficialmente até agora, já recebendo reações positivas do público e da crítica.
Essa nova estratégia de desaceleração, afetando tanto filmes quanto séries, é um esforço concentrado da Disney para recuperar o sucesso da Marvel com o público e a crítica, diminuído nos anos subsequentes a Vingadores: Ultimato.