Presidente da Marvel fala sobre diversidade e inclusão nos filmes do estúdio

Shang-Chi-Diversidade-e-Inclusao-1024x576 Presidente da Marvel fala sobre diversidade e inclusão nos filmes do estúdio

Assim como aconteceu com Pantera Negra, Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis parece mais um passo certo da Marvel em direção a tornar seu Universo Cinematográfico uma franquia cada vez mais inclusiva, abrangente e diversificada.

Kevin Feige, o todo poderoso da Marvel Studios, abordou o assunto em entrevista publicada pela Empire na manhã desta segunda-feira (02). De forma bem direta, Kevin explicou o que os levou à decisão de colocar os holofotes em Shang-Chi, o primeiro herói a protagonizar um filme do MCU.

“Lembro-me de ter visto um vídeo viral quando o pôster do Pantera Negra foi lançado”, disse ele. “Eram alguns jovens em um cinema emocionados ao ver o pôster, e foi comovente porque as pessoas estavam empolgadas com o filme que estávamos fazendo.”

O presidente da Marvel Studios comentou ainda que aquela cena não foi apenas emocionante, mas um forte indício de que algo semelhante estava faltando: “Mas também foi uma dura constatação de que eles estavam reagindo dessa maneira porque não tinham visto isso antes. Então Pantera Negra realmente consolidou a noção de ‘todo mundo merece ser retratado dessa maneira extraordinária’.”

Na visão de Destin Daniel Cretton, diretor de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, assumir a direção do filme foi uma chance única de retratar a identidade asiática no maior palco cinematográfico possível, graças à Marvel Studios.

“Eu cresci com Bruce Lee, Jackie Chan e Jet Li”, disse o cineasta. “Mas eu não vi um herói na tela que realmente anda e fala como eu, se veste como eu, ouve a música que eu e meus amigos ouvimos; alguém verdadeiramente asiático-americano. E isso foi realmente empolgante para mim, criar algo que mostre a experiência asiático-americana através dos olhos de um super-herói em formação.”

Estereótipos nos quadrinhos

Simu Liu, o Shang-Chi, comentou em entrevistas anteriores que o filme procurou evitar parte da história do personagem nos quadrinhos, onde foi retratado com estereótipos asiáticos. Assim, acredita-se que o filme deva abordar a situação de um asiático-americano vivendo nos Estados Unidos, para onde Shang-Chi acaba se mudando (nas HQs) em busca de uma vida normal.

“Quando você olha para um personagem como Shang-Chi nos quadrinhos dos anos 70 e 80, apenas o fato de que ele existe é algo fantástico… Mas ao mesmo tempo, existem esses aspectos de retratarem ele de uma forma levemente estereotipada. Então quando começamos a mapear o personagem e sua jornada, decidimos o curso do filme e fizemos questão de não adentrar nesse território do rótulos.”

Na reportagem da Empire foram divulgadas ainda duas imagens inéditas do filme, confira a seguir.

Shang-Chi-imagem-inedita-1-1024x683 Presidente da Marvel fala sobre diversidade e inclusão nos filmes do estúdio
Imagem: Empire
Shang-Chi-imagem-inedita-2-1024x429 Presidente da Marvel fala sobre diversidade e inclusão nos filmes do estúdio
Imagem: Empire

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis estreia em 2 de setembro nos cinemas brasileiros.

Mais sobre Shang-Chi

Novo trailer de Shang-Chi explica conexão com Homem de Ferro
Astro de Shang-Chi relembra história engraçada com Angelina Jolie, a Thena de Eternos
Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis pode ser a entrada do Punho de Ferro no MCU
Kevin Feige confirma o crossover duplo em Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis

Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos do streaming da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus

Fonte: Empire

Deixe um comentário