
Durante a exibição especial de 45 anos de O Império Contra-Ataca no TCL Chinese Theatre, em Los Angeles, George Lucas respondeu a uma dúvida clássica dos fãs de Star Wars: por que Yoda fala daquele jeito tão peculiar?
O evento também gerou curiosidade sobre vários outros pontos do filme de 1980, como a ausência da cena de jantar entre Han Solo, Princesa Leia, Lando e Darth Vader, a inspiração para o congelamento em carbonita de Han, e até a escolha dos Tauntauns como montarias no congelante planeta Hoth. No entanto, George Lucas preferiu focar na explicação sobre o jeito único de falar do mestre Jedi.
Segundo ele, o modo como Yoda fala não surgiu por acaso. Ele explicou: “Se você fala inglês comum, as pessoas não prestam muita atenção. Mas se o personagem tem um sotaque ou fala de forma difícil de entender, elas se concentram no que ele está dizendo”.
Lucas ainda acrescentou: “Ele era basicamente o filósofo do filme. Eu precisava encontrar um jeito de fazer as pessoas realmente ouvirem, especialmente crianças de 12 anos”.
O comentário aconteceu durante uma conversa com o apresentador da TCM, Ben Mankiewicz, antes da sessão especial (via Deadline).
Mesmo pressionado a comentar sobre outros aspectos de O Império Contra-Ataca, George Lucas preferiu relembrar suas origens no cinema, como a parceria com Francis Ford Coppola, a criação de Loucuras de Verão (1973) e o apoio de Alan Ladd para colocar Star Wars no mapa.
Yoda ou Lando: quem é o favorito de George Lucas?
Mankiewicz ainda tentou descobrir qual novo personagem de O Império Contra-Ataca era o favorito de Lucas: Yoda ou Lando? Fugindo de uma resposta direta, o cineasta brincou: “Se você tem 12 filhos, qual deles você gosta mais?”.
Além da homenagem a O Império Contra-Ataca, este foi um grande fim de semana para os fãs da saga. Em celebração ao 20º aniversário de Star Wars: A Vingança dos Sith, a Disney relançou o filme nos cinemas, incluindo em algumas salas no Brasil.
A expectativa é que o Episódio III, de 2005, alcance a marca de US$ 400 milhões só na América do Norte.
De Yoda a Grogu

Mesmo décadas depois da estreia de O Império Contra-Ataca, a forma como Yoda se expressa continua a ser lembrado no universo de Star Wars.
Um dos exemplos mais claros disso é Grogu, personagem de The Mandalorian, que rapidamente ficou conhecido pelo público como “Baby Yoda” justamente por lembrar o mestre Jedi em aparência e comportamento.
Embora Grogu ainda não fale frases completas como Yoda, muitos fãs acreditam que, quando ele começar a falar pra valer, pode adotar um padrão de fala parecido.
Por enquanto, Grogu conquista pela expressão e pelos gestos, mas seu futuro desenvolvimento pode trazer novas homenagens ao estilo clássico introduzido em 1980.