O filme A Dama e o Vagabundo, uma encantadora história de amor entre diferentes classes sociais, possui uma das cenas mais emblemáticas da história da animação: o jantar à luz de velas com espaguete. Essa cena, que se tornou um símbolo do amor inocente, correu o risco de ser excluída do filme devido às preocupações de Walt Disney quanto à sua apresentação estética.
Inicialmente, Walt Disney estava reticente em incluir a cena do espaguete, pois temia que a imagem de dois cães compartilhando um prato de espaguete não fosse visualmente atraente ou digna. Ele expressou preocupações sobre como essa interação poderia ser percebida pelo público.
Steven Vagnini, um arquivista da Disney, relatou: “Walt não estava convencido de que aquela seria uma cena muito ‘limpa’. Como você pode imaginar, se você tem dois animais de estimação e eles comem um prato de espaguete, é difícil imaginar isso sendo muito gracioso.”
A persistência de Frank Thomas
A cena do espaguete foi salva graças à criatividade e determinação de Frank Thomas, um animador da Disney. Contrariando as dúvidas de Walt, Thomas criou uma versão preliminar da cena. Sua iniciativa e criatividade acabaram mudando a opinião de Disney.
Andy Gaskill, diretor de arte, lembrou: “Frank Thomas, um dos maiores animadores da empresa, foi contra os desejos de seu chefe e montou algo de qualquer maneira. Não estamos gratos que Frank persistiu, que ele não ouviu Walt? Ele disse ‘Não, eu vou fazer isso funcionar e vou mostrar para ele. Vou mostrar que vai ser divertido.‘”
Graças à perseverança de Frank Thomas, a cena do espaguete não apenas foi preservada, mas também se tornou um dos momentos mais inesquecíveis da história do cinema.
A Dama e o Vagabundo está disponível no Disney+.
Fonte: Yahoo