James Mangold teve uma manhã movimentada ao descobrir que Um Completo Desconhecido recebeu oito indicações ao Oscar. O diretor assistiu ao anúncio das nomeações às 5h30 da manhã (horário de Los Angeles) pelo celular, com sinal fraco, já que sua casa estava sem energia devido aos incêndios na região.
“Fomos evacuados há algumas semanas”, explicou. “Nossa casa está bem, mas ficamos sem eletricidade e até sem gás por longos períodos.”
Mesmo em meio a essa situação, Mangold não escondeu a empolgação. Falando ao Deadline, ele compartilhou que passou a manhã trocando mensagens com o elenco.
“Timothée Chalamet está ensaiando para o Saturday Night Live. Estamos todos em lugares diferentes do mundo, mas muito felizes.”
Chalamet, que interpreta Bob Dylan no filme, será o apresentador e atração musical do SNL no próximo sábado, 25 de janeiro.
Anos de trabalho e adiamentos antes do lançamento
Mangold destacou que a produção de Um Completo Desconhecido não foi um projeto que ficou anos em desenvolvimento sem sair do papel.
Segundo ele, “o filme estava pronto para ser rodado, com roteiro fechado e elenco definido, mas foi adiado pela pandemia, greves na indústria e conflitos de agenda do elenco. Todos continuaram juntos esse tempo todo e nos tornamos amigos, além de parceiros criativos.”
O diretor também fez questão de destacar a dedicação dos indicados Timothée Chalamet, Edward Norton (Pete Seeger) e Monica Barbaro (Joan Baez).
“Timothée se envolveu no projeto por anos e esteve ao meu lado esse tempo todo. Edward, que é um dos melhores atores de sua geração, captou Pete Seeger perfeitamente. E Monica ganhou uma plataforma enorme para mostrar seu talento, especialmente porque cantar era algo novo para ela quando foi escalada, em 2020. Todos passaram por uma espécie de treinamento intensivo que raramente se vê no cinema, se preparando por anos para dar vida a esses personagens.”
Os incêndios em Los Angeles
Mangold também comentou sobre os incêndios que afetaram Los Angeles, ressaltando as dificuldades que a cidade enfrenta e o impacto na indústria do cinema.
“É uma luta constante e uma tragédia para muitas pessoas que admiro. Me sinto sortudo porque minha casa está bem, mas sei da dor de tantos outros. Isso afeta muito a produção em Los Angeles.”
O diretor lembrou que filmou Ford vs Ferrari na cidade e destacou a importância de manter a indústria ativa ali.
“Não há lugar com mais talento, tanto na frente quanto atrás das câmeras, do que Los Angeles. Espero que possamos continuar produzindo mais filmes aqui nos próximos anos.”
O Oscar na valorização do cinema
Quando questionado sobre a relevância do Oscar, Mangold afirmou que estava “feliz pela honra”, mas que o futuro da cerimônia dependeria do que for considerado mais apropriado.
Ele também destacou a importância da premiação para filmes que não têm uma base de fãs consolidada.
“Muitos filmes precisam do apoio do Oscar e da visibilidade que ele traz para encontrar seu público. O cinema voltado para adultos, com temas mais sofisticados, está se tornando cada vez mais raro. Podemos até criticar o processo de premiação, mas a realidade é que ele cria uma plataforma para filmes que não chegam aos cinemas com um grande aparato de marketing. Isso é essencial para mantermos vivas produções que vão além dos grandes blockbusters.”
No Brasil, Um Completo Desconhecido estreia nos cinemas em 27 de fevereiro. Após a janela de exibição nas telonas, o filme será lançado no Disney+.