Martin McDonagh voltou aos cinemas trazendo seus colegas de elenco de Na Mira do Chefe (2008), Colin Farrell e Brendan Gleeson. Os dois atores começaram uma amizade no set do filme, resultando em uma química incrível em Os Banshees de Inisherin, que chega ao Star+ em 22 de março.
O filme de humor negro conta a trágica história de dois amigos irlandeses de longa data, Colm Doherty (Gleeson) e Pádraic Súilleabháin (Farrell). Para surpresa de todos que vivem na pequena ilha fictícia de Inisherin, Colm um dia decide que não gosta mais da companhia de Pádraic, e quer passar o resto de sua vida fazendo música.
No entanto, Pádraic não consegue entender e insiste em falar com Colm, que dá um ultimato: ele promete decepar seus próprios dedos sempre que Pádraic fizer qualquer tentativa de reaproximação.
Tanto Gleeson quanto Farrell apresentam atuações marcantes, levando ao público uma história tão intensa que os atores temeram que isso atrapalhasse seu relacionamento na vida real. Felizmente, não foi o caso, e eles receberam inúmeras indicações e prêmios pelo trabalho no filme.
No 95º Oscar, Os Banshees de Inisherin acumulou nove indicações, incluindo Melhor Filme e indicações individuais para McDonagh, Farrell e Gleeson. Ao contrário de alguns dos principais candidatos à temporada de premiações, a recepção dos espectadores também acompanhou as críticas, marcando uma pontuação de 75% no Rotten Tomatoes.
Com a aclamação da crítica e do público, fica claro que Martin McDonagh fez algo especial. No entanto, parece que ele pode ter errado o alvo com as pessoas que pretendia retratar.
Por que os irlandeses não gostaram de Os Banshees de Inisherin?
Enquanto Os Banshees de Inisherin está recebendo mutios elogios no mundo todo, o mesmo não está acontecendo na Irlanda, país onde se passa a trama do filme.
De acordo com o Yahoo, muitos críticos irlandeses não estão satisfeitos com a representação de sua terra natal, citando vários estereótipos apresentados ao longo do filme. Na produção da Searchlight Pictures, as pessoas de Inisherin, um local fictício, ficam no pub o dia inteiro, falam com um sotaque acentuado e, como defendem os críticos da Irlanda, mostram que Hollywood não superou os clichês.
Jenny Farrell, palestrante do Galway Mayo Institute of Technology, disse ao Yahoo: “O filme acaba alimentando os estereótipos usuais sobre a Irlanda… Prêmios internacionais de cinema não são de forma alguma um bom guia de cinema.”
Em uma entrevista para o Slate, Mark O’Connell criticou a estilização de McDonagh dos irlandeses, afirmando: “Nem sempre está claro se McDonagh está subvertendo antigos clichês sobre a Irlanda e os irlandeses – poetismo nebuloso, atraso rural, bebedeira prodigiosa, etc. – ou simplesmente empregando esses elementos em sua própria maneira.”
Durante uma conversa com o IndieWire, o crítico de cinema irlandês Donald Clarke disse ao jornal que, embora os filmes de McDonagh façam sucesso na região, há “uma tensão na Irlanda sobre o tratamento que ele dá ao país”. Enquanto Martin McDonagh continua colhendo os frutos de seu último trabalho, os irlandeses seguem repreendendo Os Banshees de Inisherin.
Os Banshees de Inisherin estreia no Star+ em 22 de março de 2023.
Apenas um filme gente!! Essas merdas de pautas de costumes tá de lascar. Ninguem pode mostrar mais nada, falar mais nada, sentir mais nada. O filme é muito bom e mostra uma fotografia linda da Irlanda. Ah, e fiquei com agua na boca, com a cerveja daquele buteco.
Concordo contigo rsrs, inclusive na vontade da cerveja hahaha