A série Percy Jackson e os Olimpianos, baseada nos livros de Rick Riordan, segue expandindo seu universo no Disney+ com a segunda temporada, que adaptará o livro O Mar de Monstros. A trama coloca em risco o Acampamento Meio-Sangue, após o envenenamento do Pinheiro de Thalia, um ser místico que fornece uma barreira protetora ao santuário dos semideuses, impedindo a entrada de monstros.
Na tentativa de salvar o Acampamento, Clarisse La Rue (Dior Goodjohn) é enviada em uma missão até o Mar de Monstros, mais conhecido como o Triângulo das Bermudas, para recuperar o Velo de Ouro, um artefato mágico capaz de curar.
Mudança de liderança no Acampamento Meio-Sangue
Com a missão de Clarisse em andamento, o diretor de atividades do Acampamento, Quíron (Glynn Turman), assume a responsabilidade pelo envenenamento da árvore. Sendo filho do titã Cronos, o grande antagonista da série que está sendo ressuscitado, Quíron é suspeito de agir a mando de seu pai.
A substituição de Quíron já foi definida. Segundo reportagem da Variety, Timothy Simons foi escalado como Tântalo na temporada 2 de Percy Jackson e os Olimpianos. Simons se junta a um grupo de novos integrantes no elenco da série, incluindo Daniel Diemer, Sandra Bernhard, Kristen Schaal e Margaret Cho.
Quem é Tântalo?
Na mitologia grega, Tântalo é um filho de Zeus que governava uma antiga cidade ocidental. Quando o deus do trovão lhe ofereceu um lugar à mesa olímpica, Tântalo pediu para levar néctar e ambrosia de volta ao seu povo, na tentativa de se tornar famoso como “o mortal que trouxe comida dos deuses para a Terra.”
Zeus, de forma fatídica, recusou, levando Tântalo a cozinhar seu filho Pélope em um ensopado e servir aos deuses, um ato que remete a Cronos devorando seus filhos anos antes.
Zeus puniu Tântalo desintegrando-o com o Raio Mestre e entregando pessoalmente sua alma a Hades no Mundo Inferior. Lá, Tântalo recebeu o castigo eterno de permanecer em um lago com uma árvore frutífera acima de si. Quando tentava beber, a água se esvaía, e ao tentar comer, o vento soprava as frutas para longe.
Esse passado é parte integrante do enredo de Percy Jackson. No livro O Mar de Monstros, Tântalo chega ao mundo grego mitológico de Rick Riordan substituindo Quíron como diretor de atividades do Acampamento Meio-Sangue enquanto Quíron ainda é suspeito pelo envenenamento do Pinheiro de Thalia.
Tântalo abusa de seu poder, ridicularizando Percy e seu novo meio-irmão Tyson. Ele também é responsável pela reintrodução das corridas de bigas no Acampamento Meio-Sangue.
A segunda temporada de Percy Jackson e os Olimpianos está atualmente em produção e tem previsão de estreia no Disney+ em 2025.