
O monitoramento exclusivo do Guia Disney+ Brasil detectou hoje, 14 de setembro, mais uma remoção silenciosa no catálogo do Disney+. Diferente de outros serviços de streaming, a Disney não avisa quando vai retirar um título (com uma rara exceção no início do ano) e nem depois que ele já foi removido. Por isso, o nosso acompanhamento é atualmente a única fonte na internet que divulga todas as inclusões, exclusões e demais alterações no catálogo da plataforma.
O título que deixou o Disney+ desta vez foi Vingança a Sangue-Frio, estrelado por Liam Neeson no papel de Nels Coxman.
Na trama, Nels é um pacato homem de família que trabalha como motorista de um limpa-neves em uma pequena cidade no Colorado. Ele havia sido recentemente homenageado como “Cidadão do Ano” por manter as estradas sempre transitáveis durante o rigoroso inverno.
A vida tranquila com sua esposa, interpretada por Laura Dern, muda drasticamente quando seu filho é morto por um cartel de drogas local. Movido pelo desejo de vingança, Nels decide fazer justiça com as próprias mãos.
Utilizando apenas as ferramentas de um homem comum, ele inicia uma caçada contra os criminosos e acaba provocando uma guerra entre gangues que ameaça tomar conta da cidade.
Vingança a Sangue-Frio foi adicionado inicialmente ao catálogo do Star+ em setembro de 2022. Com a desativação do serviço em 2024, o filme, assim como vários outros títulos, foi migrado para o Disney+. Pouco mais de um ano depois dessa fusão, o longa foi removido do catálogo.
Essa saída faz parte de um movimento frequente que temos observado no Disney+, que vem retirando diversos filmes herdados do Star+. Entre os exemplos recentes estão Fim dos Tempos (2008), Armas na Mesa (2016), Jantar com Beatriz (2017), Veneza (2021), O Auto da Boa Mentira (2021), El espejo de los otros (2015) e seis filmes da franquia Missão: Impossível.
Onde assistir agora?

Com a exclusão do Disney+, Vingança a Sangue-Frio pode ser assistido por streaming no Brasil atualmente apenas pela Netflix.
Além disso, o longa está disponível para aluguel ou compra em plataformas digitais como Amazon e Apple TV.
Curiosidades sobre o filme Vingança a Sangue-Frio
- O longa é um remake do filme norueguês O Cidadão do Ano (Kraftidioten, 2014). O curioso é que o mesmo diretor, Hans Petter Moland, comandou tanto a versão original quanto a adaptação americana.
- Liam Neeson interpreta Nels Coxman, e seu filho na trama, Kyle, é vivido por Micheál Neeson (creditado como Micheál Richardson), filho do ator na vida real.
- Durante a divulgação, Liam Neeson declarou que esse seria seu último trabalho em filmes de ação, mas acabou retornando ao gênero em produções seguintes, como The Marksman (2021).
- As filmagens estavam previstas para acontecer no Parque Nacional de Banff, no Canadá, mas o pedido de autorização foi negado por preocupações ambientais e pela representação de um antagonista indígena (interpretado por Tom Jackson). A produção precisou ser transferida para locais como Alberta, Vancouver, Fernie e Manitoba.
- O nome do protagonista, Nels Coxman, é uma piada recorrente por soar sugestivo em inglês, lembrando “cocksman”. No filme original norueguês, o personagem se chama Nils Dickman, deixando a brincadeira ainda mais explícita.
- O método de descarte de corpos mostrado no longa, envolvendo arame farpado e lançando os cadáveres em um rio para que os peixes consumam a carne, foi inspirado em um romance policial lido pelo próprio personagem.