A National Geographic anunciou a produção de um novo documentário de longa-metragem em parceria com o lendário Sir David Attenborough, intitulado provisoriamente David Attenborough: Ocean. O filme abordará a saúde dos oceanos do mundo e como podemos e devemos restaurar a grandiosidade dessas vastas e interconectadas águas.
O lançamento está previsto para 2025, com estreia nos cinemas antes de ser exibido no mundo todo pela National Geographic e disponibilizado no Disney+.
A visão de Attenborough sobre os oceanos
David Attenborough, que passou quase um século filmando diversos aspectos do mundo natural, traz neste especial sua mensagem mais poderosa até agora. Ele utiliza seu vasto conhecimento e experiência para nos conduzir em uma jornada pelos habitats submarinos mais espetaculares do planeta.
Attenborough revela que estamos vivendo na maior era de descobertas oceânicas e destaca a importância crucial dos oceanos para a vida na Terra. Ele também expõe os maiores problemas que nossos oceanos enfrentam, mas a sua história é uma de esperança, mostrando que há uma oportunidade sem precedentes para a recuperação da vida marinha.
“Minha vida coincidiu com a grande era da descoberta dos oceanos. Nos últimos cem anos, cientistas e exploradores revelaram espécies novas e notáveis, migrações épicas e ecossistemas complexos e deslumbrantes, além de qualquer coisa que eu poderia ter imaginado quando jovem. Neste filme, compartilhamos essas maravilhosas descobertas, revelamos por que nossos oceanos estão em condições tão ruins e, talvez mais importante, mostramos como eles podem se recuperar.”
Equipe de produção e filmagens
Tom McDonald, vice-presidente executivo de conteúdo factual e não roteirizado global da National Geographic, comentou sobre o documentário:
“Não há ninguém melhor para entregar este filme marcante do que Sir David. Tive o privilégio e o prazer de trabalhar com ele muitas vezes na última década, e estou, claro, pessoal e profissionalmente empolgado que ele tenha concordado em trabalhar com a National Geographic pela primeira vez em um tema que é tão atual e próximo de seu coração.”
Doug Anderson, um dos principais cinematógrafos subaquáticos do mundo, conhecido por seu trabalho em A Terra à Noite e Nosso Planeta, ambos na Netflix, e Billy e Molly: Uma História de Amor Diferente, que estreia ainda este mês no Disney+, atuará como diretor de fotografia subaquática.
As filmagens ocorrerão nas Américas, Europa, África e Oceania, capturando soluções práticas e acessíveis para reverter as atividades humanas prejudiciais em recifes de corais, manguezais, comunidades costeiras, fazendas de peixes, santuários marinhos e muitos outros habitats, com o objetivo de devolver ao oceano sua condição saudável.
David Attenborough: Ocean será apresentado e escrito por David Attenborough. O filme é dirigido por Toby Nowlan, Keith Scholey e Colin Butfield e produzido por Nowlan para a Silverback. Os produtores executivos incluem Louise Pedersen e Rachel Job para All3Media International, Tom McDonald e Janet Han Vissering para National Geographic, Jasper Smith e Arksen Ltd para 10% for the Ocean, Minderoo Productions Limited, Enric Sala para National Geographic Society e Pristine Seas, Kristin Rechberger para Dynamic Planet, Rolly van Rappard e Francoise van Rappard para Don Quixote ASBL, e HSH Prince Albert II of Monaco para The Prince Albert II of Monaco Foundation.
O documentário David Attenborough: Ocean será lançado em 2025.