O primeiro filme do Capitão América a apresentar Sam Wilson (Anthony Mackie) como o herói titular foi renomeado, e em vez de New World Order (Nova Ordem Mundial), agora é intitulado Brave New World (Admirável Mundo Novo, em tradução livre), conforme revelado por uma imagem oficial com Harrison Ford e Mackie recentemente.
A mudança de nome é intrigante, principalmente porque os títulos dos filmes anteriores indicaram com precisão o enredo de cada um. Capitão América: O Primeiro Vingador e Capitão América: O Soldado Invernal apresentam, respectivamente, o super soldado Steve Rogers (Chris Evans) e Bucky Barnes (Sebastian Stan).
Em Capitão América: Guerra Civil, vimos a adaptação da clássica história em quadrinhos de mesmo nome sobre um conflito entre dois grandes grupos de super-heróis. Seguindo essa lógica, parece que Brave New World também é inspirado na série da Marvel Comics Império Secreto: Admirável Mundo Novo.
O que acontece na história original?
A história de Império Secreto gira em torno de um Capitão América maligno leal à Hydra que assume o controle dos Estados Unidos, então podemos esperar que o filme use pelo menos alguns elementos do enredo dos quadrinhos, embora pareça repetitivo que mais um Capitão América se torne vilão depois de John Walker na série Falcão e o Soldado Invernal do Disney+.
Nos quadrinhos, os volumes Admirável Mundo Novo fazem parte de uma coleção de histórias que se desenrolam como partes do evento maior Império Secreto. Embora Sam Wilson não desempenhe um papel importante nesta coletânea, ele é fundamental na trama principal como um Capitão América fora de cena que retoma o manto e se torna um grande herói novamente.
Com base no elenco confirmado até agora, o mais provável é um vilão surja de uma combinação entre o Líder (Tim Blake Nelson) e o General Thunderbolt Ross (Harrison Ford), o que certamente seria um grande desafio para o novo Capitão América, especialmente se lembrarmos dos rumores de que veremos o Hulk Vermelho no filme.
Considerando a possibilidade de um “Capitão América da Hydra“, uma reviravolta interessante seria o retorno de Chris Evans como um Steve Rogers do mal. Afinal, Sam Wilson deve ser o protagonista, e a introdução de uma Variante qualquer do Capitão América parece ser uma solução muito simplista para um filme com um elenco tão grandioso.
Chris Evans pode retornar?
Em uma entrevista de abril, o ator comentou sobre seu possível retorno ao MCU. Evans comentou:
“Oh cara, você sabe, eu adoraria… foi um momento tão especial na minha vida. Sou muito carinhoso com o personagem. Esse é o problema. Sou muito protetor com ele.”
“Para voltar, teria que ser pelas razões certas, no momento certo. Parece um pouco cedo demais“, continuou Chris. “Anthony Mackie é o Capitão América agora. Há outras histórias para contar. Por enquanto, terminamos com uma nota muito boa. Eu ficaria muito preocupado em manchá-lo.”
Embora Evans tenha evitado fechar a porta completamente, ele disse que pensaria duas vezes antes de retornar como Steve Rogers, uma vez que a trajetória do personagem já está bastante completa em sua visão.
Capitão América 4 está programado para chegar aos cinemas em maio de 2024.