A Noviça Rebelde, um dos musicais mais adorados da história do cinema, retrata a emocionante fuga da família von Trapp da Áustria, mas o que aconteceu com essa família na vida real após deixarem seu país natal durante a invasão nazista na Segunda Guerra Mundial?
O patriarca da família retratado no filme, Georg von Trapp, interpretado por Christopher Plummer, era um militar na vida real, conferindo à sua família um elevado status social. A realidade, porém, é que os von Trapp, incluindo a esposa de Georg, Maria (Julie Andrews), e seus filhos, deixaram a Áustria em 1938, à medida que Adolf Hitler e suas forças começavam a anexar o país.
Felizmente para eles, Georg nasceu em Zadar — hoje uma cidade importante da Croácia, mas um território italiano na época —, permitindo que toda a família se mudasse para lá. Posteriormente, viajaram para Londres e, finalmente, cruzaram o oceano em direção aos Estados Unidos.
Uma nova vida nos Estados Unidos
O filme cobre apenas a dramática fuga da família da Áustria, mas e depois? Nos EUA, a família von Trapp viveu confortavelmente, apesar de terem chegado com poucos recursos financeiros. Após se estabelecerem na América em 1939, aproveitaram seu talento e realizaram turnês pelo país como os Trapp Family Singers. Após um breve período na Escandinávia devido ao vencimento de seus vistos americanos, os von Trapp retornaram definitivamente para os EUA, comprando uma casa em Stowe, Vermont.
A família liderou um acampamento musical em sua propriedade, e Maria e os filhos von Trapp tornaram-se cidadãos americanos (embora registros indiquem que Georg nunca se tornou cidadão). Após uma longa carreira, decidiram parar de fazer turnês em 1955, em parte porque muitos dos filhos haviam deixado o grupo. Georg faleceu em 1947, mas Maria viveu mais 40 anos. Além de A Noviça Rebelde, um de seus legados é a Pousada da Família Trapp em Stowe, que ainda está em operação até hoje.
Liberdades criativas em A Noviça Rebelde
Filmes sobre figuras da vida real muitas vezes tomam liberdades, e A Noviça Rebelde não é exceção. Por exemplo, Max Detweiler, interpretado no filme por Richard Haydn, não existia. Embora no filme ele gerencie os Trapp Family Singers, na vida real, essa função foi desempenhada pelo padre da família, Reverendo Franz Wasner, durante duas décadas. Maria não foi contratada como governanta para todos os filhos de Georg, mas para apenas uma das filhas dele que estava com febre escarlatina.
As personalidades de Georg e Maria também foram altamente dramatizadas para o filme. Georg não era tão severo quanto parece ser no filme, sendo na verdade um pai caloroso e carinhoso desde o início, enquanto Maria tinha um temperamento difícil às vezes. Por fim, a dramática fuga para a Suíça no filme nunca aconteceu. Eles foram para a Itália, como mencionado anteriormente, e a fuga não foi tão dramática quanto retratada no filme.
A Noviça Rebelde, que conta a história dos von Trapp, uma família unida pela música e pela sobrevivência, está disponível no Disney+.