‘O Livro de Boba Fett’ revela diferenças e semelhanças entre Mandalorianos e Jedis

Mando-e-Luke-Skywalker 'O Livro de Boba Fett' revela diferenças e semelhanças entre Mandalorianos e Jedis

O último episódio de O Livro de Boba Fett, ou O Livro do Mandaloriano, como andam chamando nas redes sociais, ainda vem dando muito o que falar. A série inspirada na história do famoso Caçador de Recompensas da trilogia original vinha seguindo um ritmo morno, sem grandes revelações, exceto pela explicação de como Boba escapou do Poço de Sarlacc. Mas ninguém estava preparado para o que chegaria na última quarta-feira.

A volta de Din Djarin foi muito comemorada pelos fãs, principalmente após o grande sucesso que Pedro Pascal fez como Mando na série The Mandalorian. No episódio, ao se encontrar com a ferreira Mandaloriana, ele explica que devolveu Grogu aos Jedi, e relembra como a organização se centra na “lealdade e solidariedade”. O que o episódio nos mostrou, porém, foram as diferenças reais que existem entre o grupo dos Mandalorianos e o grupo dos Jedi.

Para a Ordem Jedi, há uma regra essencial. A ferreira explica que, para dominar os caminhos da Força, os Jedi devem renunciar a todos os apegos. Din Djarin responde que isso é o oposto da Doutrina Mandaloriana. No entanto, as regras podem ser interpretadas de muitas maneiras e não excluem necessariamente a lealdade nem a solidariedade, qualidades mencionadas por Din Djarin como o caminho dos Mandalorianos.

Na era das Guerras dos Clones, esperava-se que os cavaleiros Jedi fossem leais tanto à Ordem Jedi como à República, e o Conselho via os apegos como um problema. Segundo eles, esses apegos podiam interferir na capacidade de um Jedi de colocar a Força e o bem maior acima de tudo. O Conselho chegou a repreender pessoas como Anakin Skywalker, que tinha no apego pela Força uma realização individual e não comunitária.

Da mesma forma, os Mandalorianos também procuraram equilibrar a sua lealdade e solidariedade com outros aspectos de seu código. Na série de Pascal, aprendemos que Din Djarin apenas se concentrou na lealdade a seu grupo. Ele virou as costas para inúmeras situações onde deveria agir como pessoa e não como um guerreiro Mandaloriano.

Tudo muda com a chegada de Grogu, o pequeno Baby Yoda que transforma a sua vida. Ele assume a tarefa de cuidar de Grogu até devolvê-lo à sua espécie, os Jedi, gerando uma relação de apego.

A série de Boba Fett explicou que, enquanto os Jedi foram inimigos dos Mandalorianos no passado, Grogu em particular não era um rival e foi criado justamente por um Mandaloriano. Mando acabou dando a Grogu a identidade combinada de ambos, Jedi e Mandaloriano. Os Jedi só aceitavam crianças sensíveis à Força e com um acordo das famílias.

Os Mandalorianos, por sua vez, pareciam acolher qualquer criança perdida ou órfã que precisasse de um lar, como se vê nas memórias de Din do dia em que seus pais morreram. Tanto para a Ordem Jedi como para os Mandalorianos, as crianças eram o futuro e a sua formação nas tradições dos seus respectivos grupos começam cedo.

O Livro de Boba Fett está disponível no Disney+.

Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos dos streamings da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus

Deixe um comentário