
A National Geographic Documentary Films adquiriu os direitos mundiais de The Tale of Silyan (O Conto de Silyan em tradução livre), novo documentário que será lançado nos cinemas, em festivais e depois no Disney+. A produção mostra a vida de Nikola, um agricultor da Macedônia do Norte que enfrenta as dificuldades trazidas por novas políticas governamentais.
Sem conseguir vender suas terras ou colheitas, Nikola vê a família partir em busca de oportunidades no exterior. Ele acaba aceitando um trabalho em um aterro sanitário, onde encontra Silyan, uma cegonha-branca ferida. Ao cuidar da ave, cria-se um laço improvável entre homem e animal.
O filme entrelaça essa experiência a um antigo conto popular macedônio, dando à história um tom mítico e simbólico. Questões como mudanças climáticas, migração e a relação entre pessoas e natureza atravessam a trama.
A produção tem direção de Tamara Kotevska, que já explorou temas semelhantes em outros trabalhos.
“A cegonha-branca é uma criatura mítica no meu país, então estou animada em poder compartilhar um conto da minha infância sobre essas aves com o público. Dediquei minha carreira a dois temas: migração e preservação da natureza. Esse filme une os dois, já que a economia moderna leva pessoas a abandonar terras férteis em busca de trabalho nas cidades, reduzindo o alimento das cegonhas quando as fazendas viram aterros. É um alerta sobre o caminho que estamos seguindo”, afirmou.
Carolyn Bernstein, vice-presidente de Documentários da National Geographic, destacou o motivo de investir no projeto.
“‘O Conto de Silyan’ combina uma forma poética de contar histórias com imagens marcantes e a força de uma amizade inesperada entre um agricultor macedônio e uma cegonha-branca. Admiramos muito o trabalho anterior de Tamara e estamos felizes em colaborar com ela nesse novo filme”, disse.
Produção e lançamento

Além de Tamara, o documentário tem produção de Jean Dakar, que também atua como diretor de fotografia, Anna Hashmi, da The Corner Shop, e Jordanco Petkovski.
Entre os produtores executivos estão Davis Guggenheim (Uma Verdade Inconveniente), Laurene Powell Jobs, Casey Meurer e Lizzie Fox. A edição é de Martin Ivanov, com trilha de Joe Wilson Davies e HunOuk Park.
O Conto de Silyan passará por festivais internacionais antes de estrear nos cinemas e, em seguida, chegar ao Disney+.