Novo Quarteto Fantástico se passa em universo alternativo dos anos 60

Tocha-Humana-e-Mulher-Invisivel-Quarteto-Fantastico Novo Quarteto Fantástico se passa em universo alternativo dos anos 60

Quarteto Fantástico: Primeiros Passos estreia nos cinemas em julho e traz a equipe de super-heróis para o Universo Cinematográfico da Marvel (MCU) em uma versão bem diferente do habitual. A história se passa em uma linha alternativa do multiverso, ambientada em uma realidade com estética retrô e toques de ficção científica, onde o clima lembra os anos 1950 e 1960.

Antes de ganharem poderes, Reed Richards (Pedro Pascal), Sue Storm (Vanessa Kirby), Johnny Storm (Joseph Quinn) e Ben Grimm (Ebon Moss-Bachrach) são astronautas reconhecidos por seu trabalho. A missão no espaço que muda tudo parte de um mundo onde tecnologia retrô e otimismo futurista caminham juntos.

Astronautas antes de super-heróis

O diretor Matt Shakman contou ao Empire Online que buscou se inspirar no clima da Corrida Espacial da época de John F. Kennedy.

“É sobre JFK e otimismo”, disse ele. “A ideia é imaginar esses quatro indo ao espaço no lugar de Neil Armstrong e Buzz Aldrin. Eles são os rostos mais famosos da América, não por serem super-heróis, mas por serem aventureiros, exploradores, astronautas. E aí voltam como super-heróis também.”

Shakman, que já havia explorado um estilo retrô em WandaVision, quis manter essa mesma pegada aqui. Segundo ele, a equipe usou tecnologia e visuais inspirados na exploração espacial da vida real — foguetes, trajes, equipamentos — com um toque “retro-futurista”.

Como se fosse um filme de 1965

A produção também apostou em um visual mais prático e artesanal. Shakman revelou que quis que o filme parecesse ter sido feito em 1965, com referências ao estilo de Stanley Kubrick em 2001: Uma Odisseia no Espaço.

“Usamos lentes antigas e uma abordagem que parece da época. Ainda tem muito CGI, claro, mas também há cenários reais, adereços e até uma miniatura de nave de mais de quatro metros de altura.”

Um universo separado do MCU

Outro ponto importante é que Quarteto Fantástico: Primeiros Passos não se conecta diretamente com os filmes do MCU que já conhecemos.

“Somos nosso próprio universo”, explicou Shakman. “Não tem outros super-heróis. Não tem easter eggs. Não tem encontros com o Homem de Ferro ou algo assim. Eles são os únicos heróis aqui.”

Mesmo com esse isolamento inicial, os personagens já têm presença confirmada em Vingadores: Doomsday, a próxima grande reunião de heróis da Marvel. Mas, por enquanto, o foco está nesse primeiro passo, em todos os sentidos.

Quarteto Fantástico: Primeiros Passos estreia nos cinemas do Brasil em 24 de julho.

Deixe um comentário