Netflix dona da Warner Bros: Executivo chama ideia de “pior cenário possível”

Netflix-e-Warner-Bros-Discovery Netflix dona da Warner Bros: Executivo chama ideia de "pior cenário possível"

A possível venda da Warner Bros. Discovery (WBD) está mexendo com o mercado do entretenimento. Depois de a Paramount aparecer como principal interessada, outras empresas começaram a demonstrar interesse, e uma delas é a Netflix.

De acordo com o The Wrap, a gigante do streaming estaria avaliando uma oferta para comprar o estúdio, mas essa possibilidade não agrada a todos. Dentro da indústria, há quem veja a compra pela Netflix como o pior cenário possível.

O motivo é simples: caso o acordo avance, a Warner Bros., um dos estúdios mais tradicionais do cinema, poderia ter seu foco voltado quase totalmente para o streaming, deixando os lançamentos nos cinemas em segundo plano.

Netflix estaria sob pressão

Segundo a publicação, a Netflix estaria sendo pressionada por concorrentes como o YouTube, que vem ganhando cada vez mais espaço e tirando boa parte da atenção (audiência) do público. Isso pode estar motivando a plataforma a tentar expandir sua atuação e colocar um pé no cinema tradicional.

Mas há quem duvide que a Netflix esteja pronta para assumir uma gigante como a Warner. O consultor Hernan Lopez, da empresa Owl & Co, questionou a capacidade do streaming de lidar com um estúdio voltado para o mercado cinematográfico.

“O debate interno na Netflix sobre comprar ou não a Warner Bros. pode ter gerado outro debate: a Netflix está mesmo pronta para ter um estúdio de cinema?”, disse Hernan Lopez ao The Wrap.

A principal crítica é que a Netflix nunca mostrou muito interesse em lançamentos tradicionais nos cinemas e, mesmo com grandes produções e nomes de peso, o estúdio costuma restringir os filmes ao streaming ou permitir apenas uma exibição curta antes do lançamento online.

Resistência dentro da indústria

O próprio Hernan Lopez afirmou que, se a Netflix realmente comprasse a Warner, teria que mudar essa postura.

“Se a Netflix acabar vencendo a disputa pela Warner Bros., não há dúvida de que precisará entrar no negócio dos cinemas. Mas, se desistir da oferta, pode flexibilizar sua visão sobre distribuição teatral, assim como fez com publicidade e esportes”, explicou.

Um executivo de uma rede de cinemas foi ainda mais direto ao falar com o The Wrap. “A Netflix seria o pior cenário possível para mim”, afirmou.

Segundo ele, franquias importantes como DC e Invocação do Mal poderiam se tornar produções exclusivas do streaming, o que afetaria diretamente a bilheteria e o setor de distribuição.

Essa mudança de estratégia, se confirmada, poderia causar um forte desequilíbrio financeiro na indústria, já que a venda de ingressos e de mídia física ainda é a maior fonte de receita para os estúdios.

Intenção pode ser apenas estratégica

Apesar de todo o burburinho, há quem acredite que o interesse da Netflix na Warner Bros. não seja tão sério quanto parece.

De acordo com a Variety, algumas fontes da indústria dizem que a plataforma estaria apenas tentando aumentar o valor da compra para dificultar a vida da Paramount Skydance, principal candidata à aquisição.

Se isso for verdade, a Netflix pode estar apenas jogando estrategicamente, sem intenção real de assumir o controle da Warner Bros. Discovery. Ainda assim, a simples possibilidade já deixou o mercado em alerta.

Deixe um comentário