Joaquin Phoenix esteve profundamente envolvido no filme Napoleão, de Ridley Scott, que estreia em novembro nos cinemas. A história retrata o tempo do lendário imperador francês em batalha, mas também é fundamental para a narrativa o casamento errático de Napoleão Bonaparte com sua primeira esposa, Joséphine, interpretada pela estrela de The Crown e Missão: Impossível, Vanessa Kirby.
Para garantir autenticidade, o roteirista de Napoleão, David Scarpa, incorporou registros históricos ao seu roteiro.
“Estávamos usando as palavras reais de seu divórcio na igreja“, disse Kirby à revista Empire. “Quando isso acontece, você pode passar fielmente por uma reencenação arquivada e ler as falas e depois ir para casa. Mas sempre quisemos surpreender um ao outro.”
Kirby acrescentou que Phoenix estava disposto a correr riscos e explorar os aspectos mais sombrios da união infeliz de Napoleão e Joséphine.
“É a melhor coisa quando você tem um parceiro criativo e diz, ‘Certo, tudo está seguro. Estou com você. E vamos juntos aos lugares obscuros’“, disse Kirby.
Parte da surpresa veio quando o vencedor do Oscar por Coringa fez contato físico real com Kirby, dando-lhe um tapa. Phoenix lembrou:
“Ela disse, ‘Olha, o que você sentir, você pode fazer.’ Eu disse, ‘A mesma coisa com você.’ Ela disse, ‘Você pode me dar um tapa, pode me agarrar, pode me puxar, pode me beijar, seja o que for.'”
Phoenix e Kirby queriam evitar momentos ensaiados
Embora o primeiro trailer de Napoleão mostre o imperador no campo de batalha, há cenas do primeiro encontro do líder francês com Joséphine, o namoro ilícito deles e, por fim, a influência que ela teve sobre ele. Isso é apenas uma amostra, porém, de um retrato muito maior do casal que incorpora elementos de surpresa que Joaquin Phoenix e Vanessa Kirby pretendiam trazer ao filme.
“Tínhamos esse acordo de que íamos nos surpreender e tentar criar momentos que não estavam lá, porque ambos queríamos evitar o clichê do drama de época“, disse Phoenix à Empire. “E com isso, quero dizer momentos que são bem-orquestrados e projetados.”
Assim, a ausência de cenas pré-fabricadas permitiu que os atores criassem livremente ações tão intensas quanto o tapa, explicou Phoenix à publicação.
“Nunca realmente chegamos ao fundo disso“, explicou Phoenix. “Não sei se dá para chamar de amor. Não sei o que foi. Mas nos encorajamos, exigimos um do outro, desafiamos a nós mesmos para nos chocarmos mutuamente em momentos. E isso foi o que saiu daquele momento.”
Napoleão está programado para estrear nos cinemas em 23 de novembro de 2023.