Mulher processa estúdios da Disney por aparecer em série sem sua autorização

Rachel-Heller-em-Traicao-O-Marido-Perfeito Mulher processa estúdios da Disney por aparecer em série sem sua autorização

Rachel Heller, uma vítima de abuso sexual, está processando o serviço de streaming Hulu, controlado pela Disney, a ABC News e a produtora por trás da série documental Traição: O Marido Perfeito, acusando-os de usar gravações dela sem consentimento para contar a história do professor condenado por abusá-la sexualmente. No Brasil, a docussérie foi lançada em setembro e é exclusiva do Star+, outra plataforma de streaming da Disney.

Spencer Herron, ex-professor de uma escola na Geórgia, foi o foco das acusações de Heller que culminaram na sua condenação por abuso sexual de uma estudante em 2019. Herron, condenado a cinco anos de pena após declarar-se culpado, foi liberado em 2022, de acordo com os registros prisionais do estado da Geórgia.

Em meio a todo o alvoroço da condenação, a história ganhou ainda mais atenção quando foi transformada em um podcast chamado Betrayal, que detalhava o caso criminal de Herron e as descobertas de sua ex-esposa sobre os inúmeros casos extraconjugais que ele manteve durante o casamento. A popularidade do podcast, que alcançou 8 milhões de downloads, deu origem à série documental exibida no Star+.

Uso não autorizado de imagens e voz

Traicao-O-Marido-Perfeito-Star-Plus Mulher processa estúdios da Disney por aparecer em série sem sua autorização

Heller, que deu seu testemunho no podcast, enfatiza que concordou em ser entrevistada somente após garantir que sua entrevista seria usada exclusivamente no podcast. No entanto, sua participação não se restringiu a esse meio.

Em novembro de 2022, ela e a ex-esposa de Herron foram convidadas a dar uma palestra sobre o caso para uma turma de justiça criminal na Universidade da Geórgia do Norte. A produtora Glass, por trás da série, quis filmar a apresentação. Heller, relutante, só concordou depois que a ex-esposa de Herron, que estava colaborando com os produtores, prometeu que Heller teria controle total sobre o uso das imagens.

Entretanto, Heller afirma que, nos meses seguintes, os produtores da Glass continuaram a pressioná-la para assinar um termo de liberação para as filmagens, algo que ela nunca fez. Apesar de suas recusas, sua entrevista e imagens de sua apresentação foram usadas na série documental, especificamente no terceiro episódio, intitulado “Cruzando a Linha”.

Representantes do Hulu, ABC News e Glass Entertainment ainda não se manifestaram sobre o caso. James Hawkins, advogado que representa Heller, enfatizou para a Reuters que sua cliente nunca assinou qualquer acordo escrito relacionado ao podcast ou à série.

Traição: O Marido Perfeito está no catálogo do Star+.

Deixe um comentário