Morte no Nilo | 15 curiosidades sobre Agatha Christie e o livro que inspirou o filme

Morte-no-Nilo-Star-Plus Morte no Nilo | 15 curiosidades sobre Agatha Christie e o livro que inspirou o filme

Morte no Nilo chegou ao Star+ nesta quarta-feira, e em comemoração ao lançamento em sua plataforma de streaming para adultos, a Disney divulgou 15 curiosidades sobre Agatha Christie e o romance de mesmo nome que inspirou o filme estrelado por Gal Gadot. A história acompanha o detetive Hercule Poirot (Branagh) na resolução de um complicado caso de assassinato a bordo do S.S. Karnak, um luxuoso cruzeiro que navega pelas exóticas águas do Nilo. O navio leva um grupo de personagens carismáticos de diferentes idades, origens e classes sociais, convidados para comemorar um casamento e ligados de diferentes maneiras ao crime em questão.

1. Esta é uma segunda adaptação do livro, feita 44 anos depois

O novo filme de Kenneth Branagh é a segunda produção cinematográfica do romance Morte no Nilo. A primeira versão é de 1978 e foi filmada no Egito, com a estreia do ator Peter Ustinov no papel de Hercule Poirot. O elenco da versão de 1978 inclui as atrizes Bette Davis e Mia Farrow.

2. Poirot e sua autora compartilham uma indisposição.

Falando de navios e assassinatos em alto mar: a escritora Agatha Christie sofria de enjoo quando viajava de barco, assim como Poirot.

3. Houve a participação da família.

Dois parentes próximos de Agatha Christie, seu neto Mathew Prichard e seu bisneto James Prichard, participaram da produção de “Morte no Nilo”. Ambos são membros da propriedade da famosa autora e responsáveis pela proteção de seu legado.

4. Foi feito um trabalho rigoroso nos traços de Poirot.

O bigode de Poirot era tão importante que Agatha Christie aprovou o bigode do ator Tony Randall em Os Crimes do Alfabeto, comédia de mistério de 1965 em que Tony interpretava o detetive.

5. A história também apareceu no rádio

Morte no Nilo também apareceu no rádio em 1997 com uma adaptação em cinco episódios feita pela BBC Radio que estabeleceu o lendário ator John Moffatt como a voz de Poirot.

6. O romance chegou ao mundo gamer.

Morte no Nilo não conta somente com duas adaptações cinematográficas e uma para a rádio. Em 2007, foi lançado um videogame inspirado no livro, dentro do gênero de jogos de encontrar objetos escondidos.

7. Christie escolheu os atores para suas produções.

Depois de ver a atriz Joan Hickson em uma versão teatral de Morte no Nilo em 1946, Christie escreveu uma carta para a atriz com a esperança de que um dia ela interpretasse a célebre personagem Miss Marple. Após 38 anos, e durante seis anos, a atriz deu vida a adorável e encantadora senhora de St. Mary Mead nas adaptações das obras de Christie pela BBC.

8. A inspiração de Christie nasceu de uma viagem.

Morte no Nilo foi escrito depois que Agatha Christie retornou de um inverno no Egito.

9. Agatha Christie expressou sua opinião sobre Morte no Nilo.

No prólogo do romance, a escritora descreveu a história como “um dos seus melhores” livros de viagem.

10. A morte de Poirot foi destaque no The New York Times.

O detetive Hercules Poirot foi o primeiro – e até agora o único – personagem fictício a ter seu obituário na primeira página do The New York Times. O artigo foi publicado em 1975 na ocasião do lançamento do romance Curtain: Poirot’s Last Case (publicado no Brasil como Cai o Pano: O Último Caso de Poirot) no qual o famoso detetive morre.

11. Agatha Christie deixou um extenso corpo de trabalho.

A prolífica carreira da escritora se estendeu por cinco décadas, com 66 romances policiais, 6 romances não-policiais e 150 contos.

12. Christie se aventurou como roteirista.

Christie também se envolveu no mundo do cinema em 1962, escrevendo um único roteiro baseado no romance de Charles Dickens “Bleak House” (publicado no Brasil como A Casa Soturna). A adaptação nunca chegou às telonas.

13. A estreia de Agatha Christie nas telas.

A primeira história de Christie a ser adaptada para telona foi um conto da coleção The Mysterious Mr. Quin (O misterioso Sr. Quin, no Brasil), transformado no filme de 1928 “The Passing of Mr. Quinn”.

14. A estreia dos romances de Christie nas telonas.

Quanto aos seus romances, o primeiro a chegar aos cinemas foi “The Secret Adversary” (no Brasil O Inimigo Secreto), adaptado em 1929 em uma produção alemã Die Abenteuer G.M.B.H.

15. Agatha Christie tinha uma vocação inesgotável.

Christie considerou se aposentar aos 75 anos, mas seus livros vendiam tão bem que decidiu continuar escrevendo por pelo menos mais cinco anos, e acabou fazendo isso até cerca de um ano antes de falecer aos 86 anos de idade.

Morte no Nilo está disponível no Star+.

Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos dos streamings da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus

Deixe um comentário