Morte no Apartamento 603: série do Disney+ investiga caso de Ellen Greenberg

Morte-no-apartamento-603-O-que-aconteceu-com-Ellen-Greenberg Morte no Apartamento 603: série do Disney+ investiga caso de Ellen Greenberg

O Disney+ revelou novos detalhes de Death in Apartment 603: What Happened to Ellen Greenberg? (Morte no apartamento 603: O que aconteceu com Ellen Greenberg?), série documental que estreia ainda em setembro e traz um dos casos mais misteriosos dos últimos anos.

A produção vai recontar a história de Ellen Greenberg, professora de 27 anos da Filadélfia, encontrada morta no apartamento que dividia com o noivo em uma noite de neve em janeiro de 2011.

A jovem estava a apenas sete meses do casamento quando foi descoberta com 20 ferimentos de faca e 11 hematomas em diferentes estágios de cicatrização.

Apesar das circunstâncias, policiais no local consideraram que a morte havia sido provocada pela própria Ellen. A autópsia inicial, no entanto, apontou homicídio. Pouco depois, a causa foi alterada novamente para essa versão, e o caso foi encerrado sem novas investigações.

A luta dos pais por respostas

Pais-de-Ellen-Greenberg Morte no Apartamento 603: série do Disney+ investiga caso de Ellen Greenberg
Josh e Sandee Greenberg segurando uma foto da filha Ellen Greenberg e seu noivo logo após o noivado em 2010.

Mais de uma década depois, a série acompanha de perto Sandee e Josh Greenberg, pais de Ellen, que ainda buscam reabrir o caso para entender o que realmente aconteceu.

O documentário em três partes traz mais de 20 entrevistas inéditas com pessoas próximas da professora, incluindo amigos, familiares, ex-alunos e colegas de trabalho.

Esses depoimentos ajudam a reconstruir quem era Ellen, uma jovem que planejava seu casamento e tinha grande afeto por todos ao seu redor.

A produção oferece acesso a materiais raros do inquérito, como o áudio da ligação de emergência feita pelo noivo, fotos da cena do crime, laudos da autópsia e imagens de câmeras de segurança.

O documentário também conta com entrevistas de ex-vizinhos, funcionários do prédio, colegas do noivo e especialistas em direito e segurança pública, que analisam os pontos obscuros da investigação.

Como o caso de Ellen expôs falhas no sistema de justiça norte-americano

Ellen-Greenberg-e-seu-noivo-Sam-Goldberg Morte no Apartamento 603: série do Disney+ investiga caso de Ellen Greenberg
Ellen Greenberg e seu noivo, Sam Goldberg

A morte de Ellen Greenberg revelou pontos críticos sobre a forma como investigações criminais podem ser conduzidas nos Estados Unidos. Desde o início, a inconsistência entre os laudos oficiais e os indícios encontrados provocaram muitos questionamentos sobre a seriedade da apuração.

Os primeiros policiais que chegaram ao local classificaram a morte como autoinduzida, mesmo diante de 20 ferimentos de faca e múltiplos hematomas. Em seguida, a autópsia oficial apontou homicídio, mas, pouco tempo depois, a causa foi revertida para autoinduzida novamente, encerrando o caso sem explicações claras.

Esse vai e vem nas versões oficiais gerou críticas sobre a falta de transparência e a pressa em encerrar um inquérito que apresentava diversas contradições. Especialistas apontam que houve falhas na preservação da cena do crime, lacunas no interrogatório de pessoas próximas e ausência de investigações adicionais que poderiam ter esclarecido pontos-chave.

Com isso, o caso de Ellen passou a ser usado como exemplo de como erros de procedimento, aliados à falta de comunicação entre autoridades médicas e policiais, podem comprometer a busca pela verdade e deixar famílias sem respostas.

Produção e estreia

Death in Apartment 603: What Happened to Ellen Greenberg? é uma produção da ABC News Studios em parceria com Lionsgate Alternative Television, Lewellen Pictures e Tanbark Pictures.

A série tem direção de Nancy Schwartzman, que também atua como showrunner e produtora executiva.

Entre os nomes envolvidos na produção estão as irmãs Dakota Fanning e Elle Fanning e Brittany Kahan Ward, representando a Lewellen Pictures, além de Geno McDermott, Igal Svet e Jessica Roomberg pela Blackfin. Caitlin Gold assina como produtora executiva pela Tanbark Pictures.

A estreia mundial acontece em 29 de setembro de 2025, exclusivamente no Disney+.

Deixe um comentário