Nos últimos anos, o universo de Star Wars passou por uma grande mudança, concentrando sua produção de conteúdo em séries live-action para o Disney+. Desde o lançamento de Star Wars: A Ascensão Skywalker em 2019, a franquia focou inteiramente na TV, com produções como The Mandaloriano e Obi-Wan Kenobi. No entanto, rumores indicam que essa estratégia está prestes a mudar.
Segundo informações do insider Daniel Richtman, a Lucasfilm deve reduzir o número de lançamentos de séries live-action de Star Wars para apenas uma por ano, a partir de 2025
Atualmente, o estúdio vem lançando, em média, duas séries por ano, mas o novo plano faz parte de uma reformulação mais ampla da Disney para conter custos. Richtman afirmou:
“Estou ouvindo que várias séries estão em desenvolvimento, mas parece que planejam lançar apenas uma série live-action por ano a partir de 2025.”
Essa possível redução faz parte de uma estratégia maior da Disney, que está revendo seus investimentos em produções originais para plataformas de streaming. O CEO da Walt Disney Company, Bob Iger, já havia afirmado em julho de 2023 que o estúdio buscaria “gastar menos no que produzimos e fazer menos também”, como parte de uma iniciativa de contenção de custos.
Motivos para a mudança de estratégia
A produção de séries ambientadas no universo de Star Wars exige grandes investimentos. Produções recentes, como a cancelada The Acolyte, chegaram a custar mais de 180 milhões de dólares, o que se aproxima dos valores de grandes produções cinematográficas. No entanto, o retorno financeiro das séries para streaming tem sido questionado, especialmente em relação aos altos gastos.
Além disso, a Lucasfilm e a Disney estão planejando uma volta às produções cinematográficas de Star Wars. Em 2026, o estúdio lançará o filme The Mandaloriano & Grogu, seguido por outros dois filmes já agendados para dezembro de 2026 e dezembro de 2027.
Esse retorno ao cinema parece ser parte de uma estratégia de focar em projetos de sucesso garantido, uma vez que os filmes de Star Wars têm historicamente gerado grandes lucros nas bilheterias.
Desde 2019, a Lucasfilm lançou oito temporadas de séries live-action de Star Wars no Disney+. Entre elas, destacam-se O Livro de Boba Fett, Andor e Ahsoka. No entanto, a mudança de foco para o cinema não significa o fim dessas produções televisivas. Séries como Skeleton Crew, com estreia prevista para dezembro de 2024, continuam em produção, mesmo que o ritmo de lançamentos seja mais espaçado.
Com essa mudança de estratégia, a Lucasfilm espera equilibrar sua presença entre o cinema e o streaming, tentanto manter a qualidade das produções de Star Wars e otimizando seus investimentos.
Fonte: Patreon