Mena Massoud, o intérprete de Aladdin no live-action de 2019, despertou a ira de vários fãs de A Pequena Sereia (2023) no Twitter depois de comparar os dois filmes da Disney e dar sua opinião sobre como será o desempenho do remake estrelado por Halle Bailey nos cinemas no final deste mês.
Ele estava respondendo a uma postagem que previa quanto de bilheteria A Pequena Sereia deve arrecadar em seu fim de semana de estreia. A mensagem original comparou essa estimativa aos números de abertura de Aladdin (2019), que estava alguns milhares de dólares abaixo.
O ator então deu seu próprio palpite antes de desativar sua conta na rede social:
“Nosso filme foi único porque o público foi assisti-lo várias vezes. Foi a única maneira de atingirmos a marca de um bilhão de dólares na nossa estreia. Meu palpite é que A Pequena Sereia não ultrapassa a marca do bilhão, mas sem dúvida terá uma sequência.”
Embora o tom da mensagem tenha parecido neutro, os defensores do live-action A Pequena Sereia se ofenderam, e deu-se início a uma longa lista de respostas criticando a posição de Massoud. O usuário “ifiwerearoy” escreveu:
“Por que você supõe que as pessoas não assistirão novamente A Pequena Sereia quando muitas pessoas já compraram vários ingressos? Não subestime o culto de seguidores por trás deste filme. É maior do que os fãs nostálgicos da Disney, mas há um grande número de pessoas que vão ver por causa da representatividade.”
A conta “TheBlessedAdele” sugeriu que ele arrume um emprego, fazendo alusão ao fato de que o ator não teve papéis importantes desde Alladin. O usuário “filminterests” usou o mesmo argumento, dizendo:
“Escute cara, eu entendo como Hollywood te deixou na vala e é injusto, mas isso é uma suposição horrível vindo de você.”
Já o perfil “hallebaliley” recomendou a psicoterapia como um tratamento para a inveja, opinando que esse é o verdadeiro problema de Mena Massoud.
Depois da enxurrada de mensagens, o ator resolveu desativar sua conta no Twitter. Parece que o apoio ao remake em live-action de A Pequena Sereia é realmente grande, mas só o tempo dirá se todo o hype em torno do filme vai se traduzir em mais de 1 bilhão de dólares, e então saberemos se o palpite de Mena Massoud estava certo ou errado.
Aladdin 2 vai sair?
Massoud pode não ter tido nenhum grande papel em Hollywood desde a estreia, mas pode voltar aos holofotes com Aladdin 2, embora haja uma nuvem de incerteza sobre a sequência.
O diretor Guy Ritchie afirmou que está desenvolvendo a continuação e tem várias ideias para o segundo filme, e chegou a comentar que não vê nenhum problema em escalar Will Smith novamente após o polêmico tapa na cerimônia do Oscar em 2022.
Mena Massoud, por sua vez, fez comentários conflitantes sobre Aladdin 2. Primeiro, ele disse que a sequência será uma história original, isto é, não será baseada em nenhuma das animações dos anos 90. Alguns meses depois, em março deste ano, o ator se mostrou pessimista, respondendo a um seguidor no Twitter que Aladdin 2 é “muito improvável a essa altura“.
Aladdin (2019) está disponível no Disney+. A Pequena Sereia (2023) estreia nos cinemas do Brasil em 25 de maio de 2023.