
Thunderbolts* ainda nem chegou aos cinemas, mas já tem uma excelente média no Rotten Tomatoes. O filme está com 89% de aprovação no site, baseado nas primeiras 97 críticas publicadas. Com isso, o longa foi classificado como “Certified Fresh”, o selo positivo mais cobiçado da plataforma.

Esse desempenho coloca Thunderbolts* ao lado de outros títulos bem avaliados do Universo Cinematográfico da Marvel, como Vingadores: Guerra Infinita (85%), Doutor Estranho (89%), Capitão América: Guerra Civil (90%) e Homem-Aranha: Longe de Casa (91%).
Nos últimos anos, a relação da Marvel com o Rotten Tomatoes teve altos e baixos. Durante muito tempo, era quase certo que os filmes da franquia receberiam o selo “Fresh”, mas a chamada Saga do Multiverso mudou esse cenário.
Três dos filmes recentes, Eternos, Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania e Capitão América: Admirável Mundo Novo, acabaram classificados como “Rotten”, sinalizando recepção mais negativa.
Mesmo com uma popularidade um pouco menor entre parte do público, o Rotten Tomatoes ainda influencia bastante a recepção inicial de um filme.
Estreias com notas ruins podem ter seu desempenho nos cinemas prejudicado, enquanto uma boa aprovação pode impulsionar a bilheteria, principalmente para projetos que não trazem personagens muito conhecidos fora do círculo de fãs.
Filmes e séries para assistir antes de Thunderbolts*
Para quem quiser chegar ao cinema com tudo fresco na memória, a Marvel Studios divulgou uma lista de produções que ajudam a entender melhor os personagens de Thunderbolts*.
A seleção inclui três filmes e duas séries que mostram momentos importantes para Yelena Belova, Bucky Barnes, Guardião Vermelho, Fantasma e Agente Americano, além de apresentar conexões com Valentina Allegra de Fontaine.
Filmes recomendados
Viúva Negra (2021)
Viúva Negra é praticamente o ponto de partida para dois dos principais nomes de Thunderbolts*: Yelena Belova e o Guardião Vermelho. No filme, eles se unem a Natasha Romanoff para enfrentar Dreykov e destruir a Sala Vermelha. A cena pós-créditos, com a presença de Valentina Allegra de Fontaine, já aponta para o que veremos no novo longa.
Capitão América: Soldado Invernal (2014)
Embora não se conecte diretamente na linha do tempo com Thunderbolts*, Soldado Invernal é essencial para acompanhar a trajetória de Bucky Barnes. O filme mostra sua fase como arma da HIDRA e marca o início da sua busca por redenção — um tema que continua relevante para o personagem.
Homem-Formiga e a Vespa (2018)
Neste filme, conhecemos Ava Starr, a Fantasma, que também faz parte da equipe de Thunderbolts*. Depois de lutar para encontrar uma cura para sua condição instável causada pela energia quântica, ela deve retornar mais controlada e ainda mais poderosa.
Séries recomendadas
Falcão e o Soldado Invernal (2021)
A série se passa cerca de um ano após os eventos de Vingadores: Ultimato e é fundamental para entender o estado atual de Bucky Barnes e de John Walker, o Agente Americano. Também mostra o primeiro contato de Walker com Valentina Allegra de Fontaine, ligação que deve ser importante no filme.
Gavião Arqueiro (2021)
Apesar do foco ser Clint Barton e Kate Bishop, a série traz Yelena Belova de volta ao centro da ação. Após ser manipulada para acreditar que Clint foi responsável pela morte de Natasha, ela tenta eliminá-lo. Esses eventos ajudam a moldar as motivações de Yelena para o que vem a seguir.
O que esperar de Thunderbolts*
No novo filme da Marvel, um grupo nada tradicional de personagens retorna em uma missão perigosa. Yelena Belova, Bucky Barnes, Guardião Vermelho, Fantasma, Treinador e Agente Americano são recrutados à força por Valentina Allegra de Fontaine e precisam lidar com seus próprios passados enquanto enfrentam uma armadilha mortal.
O elenco principal traz Florence Pugh, Sebastian Stan, David Harbour, Wyatt Russell, Hannah John-Kamen, Olga Kurylenko, Julia Louis-Dreyfus e Lewis Pullman.
Thunderbolts* tem direção de Jake Schreier e roteiro assinado por Eric Pearson, Lee Sung Jin e Joanna Calo. A estreia nos cinemas no Brasil está marcada para 1º de maio de 2025, com sessões de pré-estreia disponívels em 30 de abril.