A Marvel Studios tem enfrentado um período de desafios desde o estrondoso sucesso de bilheteria de Vingadores: Ultimato. Entrando em uma Fase 4 considerada morna por muitos, o estúdio busca agora maneiras de reacender a magia que caracterizou seus lançamentos anteriores.
Segundo informações do The Hollywood Reporter, a Marvel Studios está implementando mudanças significativas, desde ajustes de roteiro até maior autonomia para equipes criativas, com o objetivo de sustentar seu gigantesco universo cinematográfico nos próximos anos.
Novos criadores e ajustes de roteiro
Eric Pearson, roteirista conhecido por seu trabalho em Thor: Ragnarok, é uma das novas adições ao time criativo da Marvel, encarregado de finalizar o roteiro do filme Quarteto Fantástico, trazendo a Primeira Família para o MCU.
Pearson também vai colaborar no projeto Thunderbolts ao lado de Joanna Calo, showrunner de O Urso. Após seu sucesso com a série premiada do FX, Calo é vista como uma profissional de prestígio e promete uma abordagem interessante para o filme, que focará em “vilões e anti-heróis em uma missão que deveria terminar com suas mortes”.
Outra grande mudança é o ajuste nas linhas narrativas multi-filmes do MCU. Foi confirmado que Jonathan Majors não interpretará mais Kang, o Conquistador após a recepção abaixo do esperado de Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania e seus problemas com a justiça norte-americana.
O próximo e quinto filme dos Vingadores também teve o termo “Kang Dynasty” removido de seu título, sinalizando uma nova direção para a era pós-Kang do MCU.
Desacelerando os lançamentos no Disney+ e no cinema
Junto com a queda na bilheteria do terceiro filme do Homem-Formiga e o desempenho insatisfatório de As Marvels nos cinemas, a Marvel está reavaliando o lançamento de suas séries no Disney+.
Um foco maior será dado ao controle criativo nas mãos dos showrunners, uma mudança significativa em relação ao processo anterior, que não incluía essas posições chave. Esse ajuste segue o sucesso da produção de Mulher-Hulk: Defensora de Heróis, liderada por Jessica Gao.
A Marvel Studios está freando o lançamento de novos projetos de streaming, com Brad Winderbaum, produtor executivo de Eco, afirmando em janeiro de 2024 que a empresa, primariamente focada em cinema, produziu conteúdo rapidamente e agora busca espaçar mais suas estreias para aumentar o desejo do público.
Durante a última conferência de resultados financeiros em fevereiro, o CEO da Disney, Bob Iger, mencionou que a empresa reduzirá a quantidade de conteúdo em geral, especialmente na Marvel, resultando em apenas duas séries do MCU no Disney+ para 2024: Eco, que já foi ao ar, e Agatha: Darkhold Diaries.
Curiosamente, foi observado que a série derivada de WandaVision precisou de apenas um dia de refilmagens para ser concluída, ao contrário dos cinco dias usuais, indicando expectativas positivas para seu lançamento.
Quanto ao cinema, Deadpool & Wolverine é o único lançamento da Marvel previsto para 2024.
Apesar dos ajustes e desacelerações, a Marvel Studios começou a sentir sua popularidade ressurgir recentemente. O trailer de Deadpool & Wolverine divulgado no Super Bowl quebrou o recorde de trailer mais assistido em 24 horas, o anúncio de elenco de Quarteto Fantástico foi bem recebido, e o primeiro trailer da série animada X-Men ’97 foi elogiado pelos fãs.
Contra a especulação de um reboot em larga escala do MCU, o The Hollywood Reporter esclarece que o estúdio não está reiniciando o universo, mas sim continuando a construir sobre o que foi estabelecido.
A intenção é adaptar e recapturar o interesse anterior sem sacrificar mais de uma década de construção da franquia. As mudanças visam manter o MCU importante tanto no cinema quanto no Disney+, buscando formas de se manter empolgante mesmo enquanto o brilho da Saga do Infinito se distancia na memória.
A estreia de Vingadores: A Dinastia Kang está marcada para 1º de maio de 2026.