Desde seu lançamento em 2013 na ABC, a série Agentes da S.H.I.E.L.D. marcou o início da expansão televisiva da Marvel. Criada por Joss Whedon, Jed Whedon e Maurissa Tancharoen, a produção se baseia na organização fictícia S.H.I.E.L.D. da Marvel Comics, destacando-se como a primeira série ambientada neste universo compartilhado. A série reconhece a continuidade dos filmes do MCU e de outras séries, embora, ao longo de suas temporadas, tenha desenvolvido uma identidade mais independente em relação aos filmes.
No coração dos debates recentes está a possibilidade de reintegração de personagens de Agentes da S.H.I.E.L.D. no MCU, especialmente em meio a especulações e desejos dos fãs por ver personagens como Tremor (Chloe Bennet) e Melinda May (Ming-Na Wen) em produções futuras do universo Marvel.
A especulação ganhou força com a revitalização de outras produções, como Daredevil: Born Again e X-Men ’97, sugerindo um novo olhar da Marvel sobre suas franquias televisivas anteriores.
Brad Winderbaum, chefe de Televisão, Animação e Streaming da Marvel, ao ser questionado pelo Agents of Fandom sobre um possível retorno da série, manteve um tom de otimista, afirmando:
“Estamos fazendo isso agora mesmo. Estamos em produção de Daredevil: Born Again em Nova York, estão filmando enquanto falamos — estou vendo mensagens de texto chegando do set. Essa é provavelmente a próxima série que vai de certa forma revisitar e reviver uma parte realmente forte, e uma das minhas favoritas do nosso universo e do nosso fandom. E… você nunca sabe, é a resposta!”
Esta declaração, embora não confirme nada explicitamente, mantém a porta aberta para futuras incorporações de elementos ou personagens de Agentes da S.H.I.E.L.D. no MCU, particularmente através de eventos abrangentes do Multiverso, como sugerido para Vingadores 5 e 6.
Agentes da S.H.I.E.L.D. consolidou-se como uma peça fundamental no que diz respeito à expansão do MCU para a televisão. Estrelando Clark Gregg, que retomou seu papel como Phil Coulson dos filmes, ao lado de um elenco robusto incluindo Ming-Na Wen, Brett Dalton, Chloe Bennet, entre outros, a série navegou por diversos temas, desde a Hydra e os Inumanos até viagens no tempo e espécies alienígenas como os Kree.
A série se entrelaçou com eventos significativos do MCU, como a revelação da Hydra em Capitão América: O Soldado Invernal, com direito a crossovers diretos com outras produções, servindo de modelo para o que viria a ser explorado com bastante intensidade nos anos seguintes pela Marvel.
Todas as temporadas de Agentes da S.H.I.E.L.D. estão no Disney+.