Na semana passada, novas imagens do futuro filme da Marvel, Capitão América: Admirável Mundo Novo, surgiram na web. O filme está programado para ser lançado apenas em 2025, mas o material vazado e divulgado no Instagram por um conhecido insider, claramente preocupou Disney e Marvel. Por meio de uma intimação DMCA, as empresas buscam descobrir quem está por trás da conta “CanWeGetSomeToast” nas redes sociais.
A DMCA (Digital Millennium Copyright Act) é uma lei dos EUA de 1998 que protege os direitos autorais no ambiente digital, prevenindo a pirataria online. Ela permite ações legais contra o uso não autorizado de material protegido na internet, incluindo intimações que exigem que plataformas revelem informações de usuários suspeitos de violação desses direitos.
Capitão América: Admirável Mundo Novo é dirigido por Julius Onah e terá Anthony Mackie no papel de Samuel Wilson, que assumiu o manto passado adiante por Steve Rogers (Chris Evans). Neste período que antecede a estreia do filme, não faltam rumores e vazamentos, algo comum para a empresa de produção de filmes e sua controladora, a Disney.
A reação da Marvel aos vazamentos
Quando “CanWeGetSomeToast” postou no Instagram imagens aparentemente vazadas do quarto filme do Capitão América, a Marvel decidiu que o informante havia passado dos limites. O vazamento foi descoberto pela Disney e, após discussões internas, a detentora de propriedade intelectual da Marvel, MVL Film Finance, foi ao tribunal na Califórnia.
Através de uma intimação DMCA, a empresa pretende descobrir quem está por trás da conta de vazamentos. Especificamente, a Marvel quer que o Instagram revele a pessoa ou pessoas conectadas à conta “CanWeGetSomeToast”.
Embora os stories do Instagram geralmente desapareçam após 24 horas, a Marvel quer saber quem está por trás do compartilhamento indevido. Segundo uma declaração do Vice-presidente de Segurança Global e Proteção de Conteúdo, Matthew Slatoff, as imagens de Capitão América 4 foram postadas sem autorização.
A busca pela fonte
A intimação DMCA enviada ao Instagram contesta que o stories incluía uma “imagem vazada e pré-lançada” do filme do Capitão América que “não foi aprovada para distribuição ao público”.
A empresa cinematográfica deseja que o Instagram compartilhe todas as informações que possam ajudar a identificar o titular da conta. Isso inclui nomes, endereços físicos, endereços IP, números de telefone, endereços de e-mail e informações de conta de pagamento.
Até o momento desta publicação, o tribunal ainda não assinou a intimação DMCA, mas isso é geralmente apenas uma formalidade, a menos que o Instagram decida se opor.
Capitão América: Admirável Mundo Novo estreia em fevereiro de 2025 nos cinemas.