
O prelúdio Outlander: Blood of My Blood continua expandindo o universo da saga de Diana Gabaldon ao mostrar versões mais jovens de personagens já conhecidos do público. Entre eles está Maisri, que reaparece no quinto episódio da primeira temporada, “Fogo Sagrado“. Apesar de ter tido uma única participação em Outlander, sua presença não foi esquecida.
Na nova série derivada, a personagem é interpretada por Katharine O’Donnelly, enquanto na segunda temporada de Outlander quem a interpretou foi Maureen Beatie. Essa troca de atrizes é natural, dada a necessidade de mostrar figuras familiares décadas atrás em suas vidas.
Quem é Maisri no universo de Outlander

Maisri foi apresentada no episódio “A Toca da Raposa”, o oitavo da temporada 2 de Outlander. Nesse ponto da história, Claire e Jamie visitam Simon Fraser, o temido Velha Raposa, em busca de apoio para a Revolta Jacobita.
O avô de Jamie acreditava nas previsões de uma vidente, e é assim que Maisri entra em cena.
No entanto, quando se recusa a revelar o que havia visto, ela acaba sendo expulsa por Simon. Esse momento abre espaço para que Claire tenha a ideia de se passar por vidente e influenciar o chefe do clã a agir de acordo com os interesses de Jamie.

No material original dos livros, situado em 1745, Maisri também aparece ligada a Lorde Lovat, servindo como sua vidente pessoal. Mesmo assim, sua forma de exercer algum controle sobre a própria condição era escolher o silêncio.
Descrita como uma jovem alta e muito magra, de cabelos pretos já com mechas brancas e olhos castanhos intensos, Maisri carrega uma aparência enigmática na série.
Ela chega a ter uma visão perturbadora sobre a morte de Lovat: “Ele estava diante da lareira, mas era dia claro. Atrás dele, um homem imóvel como uma árvore, com o rosto coberto de preto. E sobre o rosto de sua Senhoria caiu a sombra de um machado.”
Além da função no enredo, o próprio nome da personagem tem raízes interessantes. Maisri é também o nome da heroína em uma antiga canção escocesa, a Child Ballad 65.
Em algumas versões, o nome aparece como Margery ou Marjorie, e pode estar relacionado a outros nomes tradicionais da Escócia, como Marsaili, Maisie e Mairead, todos derivados de Margaret, palavra grega que significa “pérola”.
Maisri em Blood of My Blood

No episódio 5 de Outlander: Blood of My Blood, Simon procura Maisri após descobrir que Julia está grávida. Seu objetivo é saber o que o destino reserva para a criança e se ela pode estar ligada à profecia de que alguém de sua linhagem ocupará o trono.
Lorde Lovat conhecia bem essa profecia e alimentava esperanças de que fosse verdadeira. Maisri parece reforçar suas expectativas, o que poderia ser interpretado também como estratégia para manter sua posição ao lado de Simon.
Davina, no entanto, nota que em nenhum momento Maisri afirma com clareza que o filho é realmente de Simon. Como já sabia que Julia estava grávida antes de chegar ao Castelo Leathers, há a possibilidade de que a vidente tenha percebido que a criança seria de outro homem, mas tenha decidido não revelar a verdade.
Mais tarde, Maisri também admite que não quis contar a Simon outra visão que teve: a de sua execução. A previsão coincide com os registros históricos, já que Simon Fraser acabou condenado e executado na Torre de Londres por sua participação em rebeliões.
A inserção de Maisri em Blood of My Blood é mais um entre tandos elementos que ajudam a ligar o spin-off à série principal e mostra como até personagens de aparição breve podem ter histórias mais interessantes do que parecia inicialmente.
Cercada por dúvidas sobre suas verdadeiras intenções, ela se mantém no limite entre a superstição, a desconfiança e visões que parecem refletir o futuro com precisão.
Novos episódios de Outlander: Blood of My Blood estreiam aos sábados no Disney+.