Lupita Nyong’o diz que só foi chamada para papéis de escrava após vencer o Oscar

Lupita-Nyongo-Pantera-Negra Lupita Nyong’o diz que só foi chamada para papéis de escrava após vencer o Oscar

Lupita Nyong’o, que interpreta Nakia no Universo Cinematográfico da Marvel, contou que logo após vencer o Oscar por 12 Anos de Escravidão (2013), começou a receber propostas de trabalho bastante parecidas com o papel que lhe rendeu o prêmio. A atriz comentou o assunto em uma entrevista ao CNN Africa.

“Ganhar o Oscar aconteceu logo no começo da minha carreira. Foi pelo primeiro filme que eu fiz, então isso meio que definiu o tom para tudo que veio depois. O curioso é que, depois da vitória, as pessoas acham que você vai receber vários papéis de destaque, mas o que eu ouvia era: ‘Lupita, queremos que você faça outro filme em que seja uma escrava, mas desta vez em um navio negreiro.’ Eram esses os tipos de convites que eu recebia nos meses seguintes à premiação.”

Lupita explicou que esse período foi difícil, já que havia uma grande expectativa sobre o que ela faria a seguir.

“Foi um momento delicado. As pessoas esperam certas coisas da sua carreira, e começaram a escrever artigos do tipo ‘será esse o início ou o fim da carreira dessa atriz africana?’. Eu precisei me desligar dessas opiniões, porque no fim das contas eu não sou uma teoria, eu sou uma pessoa de verdade.”

A atriz também disse que sempre quis escolher trabalhos que mostrassem outras perspectivas sobre o que significa ser africano.

“Gosto de ser uma guerreira alegre por mudar a forma como o mundo nos enxerga. E se isso significa recusar um papel por ano para não reforçar estereótipos, então é isso que vou fazer.”

O luto por Chadwick Boseman

Lupita-Nyongo-e-Chadwick-Boseman Lupita Nyong’o diz que só foi chamada para papéis de escrava após vencer o Oscar

Durante um evento no BFI London Film Festival, enquanto falava sobre o filme Robô Selvagem, Lupita foi surpreendida com a exibição de uma cena de Pantera Negra que mostrava Nakia e T’Challa, personagem de Chadwick Boseman. A atriz se emocionou ao relembrar o amigo e colega de elenco.

“O luto é o amor que não tem mais onde ir. Eu não quero fugir das lágrimas ou da tristeza. Esse sentimento vai sempre estar ligado ao amor que existiu. Quando vejo essa cena, fico tomada pela saudade e não sei se algum dia vou parar de chorar por ter perdido meu amigo. Mas também penso: que bom que ainda podemos vê-lo vivo.”

Bastidores de Pantera Negra

Lupita também lembrou da época em que o primeiro Pantera Negra foi produzido e contou que até os executivos da Marvel ficaram inseguros com o projeto.

“Havia muito medo, principalmente entre os executivos… A Marvel estava tremendo nas bases!”, brincou a atriz. “Nós também, porque sabíamos que teríamos uma chance só, e precisávamos acertar. No fim das contas, o filme acabou destruindo aquele mito de que histórias com elenco majoritariamente negro não vendem.”

Depois de participar de Pantera Negra: Wakanda Para Sempre, Lupita ainda não confirmou se Nakia estará nas próximas produções dos Vingadores. Mesmo assim, tudo indica que a atriz voltará ao papel na sequência Pantera Negra 3, que será dirigida novamente por Ryan Coogler.

Deixe um comentário