No final deste mês, a NASA vai lançar a Artemis 1, a primeira de uma série de missões que permitirão a exploração humana da Lua e de Marte. O teste não tripulado abrirá caminho para a presença lunar em longo prazo e servirá como um facilitador para enviar astronautas ao planeta vermelho. De acordo com o site oficial da NASA, a cobertura ao vivo do lançamento contará com Chris Evans e Keke Palmer, estrelas de Lightyear, da Pixar.
O comunicado da agência espacial informa: “A transmissão ao vivo do lançamento também incluirá participações de celebridades comoJack Black, Chris Evans e Keke Palmer, bem como uma apresentação especial de ‘The Star-Spangled Banner’ porJosh Groban e Herbie Hancock. Também contará com uma performance de ‘America the Beautiful’ da Orquestra da Filadélfia e do violoncelista Yo-Yo Ma, conduzida por Yannick Nézet-Séguin.”
No filme da Pixar, focado em viagens espaciais, o protagonista Buzz Lightyear (Chris Evans) e sua equipe chegam a um planeta desconhecido e precisam alcançar a hipervelocidade para que possam escapar com segurança de volta à Terra. No entanto, há um grande problema: cada minuto gasto em hipervelocidade equivale a um ano no planeta, o que significa que a tripulação de Buzz envelhece significativamente quando ele finalmente tem sucesso.
Para fundamentar o enredo, o estúdio contou com o apoio da NASA no conceito de dilatação do tempo, relacionado à Teoria da Relatividade Especial de Albert Einstein. “Bem, note que ‘ficção-científica’ é com um ‘c’ pequeno e um ‘F’ grande neste universo de ficção científica”, explicou a produtora Galyn Susman. “Mas, dito isso, a NASA foi extraordinariamente útil”.
O diretor Angus MacLane também falou da colaboração da Thomas Marshburn, da agência espacial norte-americana, dizendo: “É claro que tomamos muitas liberdades… Mas há muita verdade nisso. E Marshburn tentou explicar a ciência da dilatação do tempo para nós com vários exemplos. E nós (ok, eu) realmente não percebemos isso.”
Além do filme Lightyear, os assinantes do Disney+ têm acesso ao documentário Ao Infinito e Além: Buzz e sua Jornada para ser Lightyear, onde os fãs podem conhecer um pouco mais do processo de colaboração com a NASA para criar um retrato realista de uma missão espacial.
A transmissão ao vivo do lançamento da Artemis 1 começa às 07:30 (horário de Brasília) no dia 29 de agosto e poderá ser acompanhada pelo site oficial da NASA, bem como no YouTube, Twitter, Facebook, LinkedIn, Twitch, Daily Motion, Theta.TV e App da NASA.
Lightyear está disponível só no Disney+.
Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos do streaming da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus
Via WhatsOnDisneyPlus.