Em um movimento que destaca a preocupação em crescente escala sobre os avanços e potenciais perigos da Inteligência Artificial (IA), o Presidente Joe Biden assinou um documento essa semana estabelecendo novos padrões e medidas de segurança relacionados à IA. De acordo com um porta-voz da Casa Branca (via Variety), esta decisão foi tomada após o presidente ter ficado “impressionado e alarmado” com imagens falsas geradas por IA de si mesmo e ao conhecer a “assustadora tecnologia de clonagem de voz”.
A influência de Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte 1
Um dos gatilhos para essa preocupação crescente, segundo Bruce Reed, vice-chefe de gabinete da Casa Branca, foi o filme Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte 1, assistido por Biden em Camp David. O longa, que tem Tom Cruise no papel de Ethan Hunt, destaca o protagonista lutando contra um vilão não humano – uma IA consciente e perigosa chamada Entidade. Na cena de abertura, ela sequestra e afunda um submarino, resultando na morte de toda a sua tripulação.
Reed, que assistiu ao filme ao lado de Biden, declarou: “Se ele já não estava preocupado com o que poderia dar errado com a IA antes desse filme, ele viu muito mais motivos para se preocupar”.
Medidas e o futuro da IA nos EUA
Durante os meses que antecederam a assinatura da ordem, Biden se mostrou “profundamente curioso” sobre a tecnologia, reunindo-se com cientistas para entender tanto o potencial quanto os perigos da Inteligência Artificial.
A ordem executiva, descrita pela Casa Branca como “as ações mais abrangentes já tomadas para proteger os americanos dos potenciais riscos dos sistemas de IA”, focará em desenvolver padrões, ferramentas e testes para garantir a segurança.
Além disso, os desenvolvedores de Inteligência Artificial serão obrigados a compartilhar os resultados de seus testes de segurança e outras informações cruciais com o governo dos EUA. Há também diretrizes para a “autenticação de conteúdo e marca d’água para rotular claramente o conteúdo gerado por IA”, buscando proteger as pessoas de fraudes impulsionadas pela tecnologia.
Não sabemos se o presidente Biden gostou do filme, mas o fato é que ele terá que aguardar até 2025 para assistir à sequência, Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte 2, que teve sua estreia adiada de sua data original em 28 de junho de 2024.
Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte 1 está disponível nas principais plataformas digitais de compra e aluguel.