O diretor James Gunn recentemente compartilhou sua preferência pelo formato de visualização de seu filme mais recente, Guardiões da Galáxia Vol. 3, no Disney+. O filme foi adicionado à plataforma na última semana com dois formatos diferentes para os espectadores: Tela widescreen com barras pretas na parte superior e inferior da tela, e IMAX Enhanced sem as barras visíveis nas cenas.
Gunn recorreu ao Threads para expressar sua preferência pela versão widescreen e aconselhou ela em oposição ao formato IMAX. Ele explicou que momentos específicos na narrativa do filme correspondem aos diferentes formatos de aspecto usados. A opção widescreen do Disney+ é apresentada em uma proporção mista, o que significa que a quantidade da cena mostrada alterna entre diferentes proporções.
Segundo Gunn: “A versão Widescreen tem aspecto de proporção mista e seria minha forma preferida de assistir em casa.“
Ele também explicou que certas partes de Guardiões da Galáxia Vol. 3 foram compostas para proporções de aspecto específicas (1.90 e 2.35) que mudam em determinados pontos do filme. Isso torna o formato widescreen sua escolha preferida para assisti-lo. Gunn também mencionou que gostou da versão 3D do longa.
“Muitos diretores filmam em 2.35. Essas seções no Vol. 3 foram compostas para 1.90 e 2.35 respectivamente, e as mudanças vêm em pontos específicos da narrativa, então é minha maneira preferida de assistir o filme na TV. Mas é divertido para assistir as diferentes versões. Gostei da versão 3D também!”
A explicação de Gunn revela a cuidadosa consideração que foi dada às proporções de aspecto do filme e como elas aprimoram a experiência de contar histórias. Ele enfatizou que a versão IMAX Enhanced, que não envolve corte de partes da cena, permanece consistente ao longo do filme e não alterna entre proporções de aspecto durante momentos-chave da narrativa.
Veja uma comparação da versão widescreen do filme em relação à visualização IMAX Enhanced da mesma cena. É fácil perceber que muitos detalhes são visíveis no IMAX, como a cabeça de Groot.
À medida que os espectadores têm cada vez mais flexibilidade para escolher diferentes formatos para o conteúdo de streaming, a visão de Gunn sobre as decisões artísticas por trás das proporções de aspecto proporciona uma compreensão mais profunda de como os cineastas pretendem que seu trabalho seja apreciado pelos fãs.