
Desde que lançou o primeiro Avatar em 2009, James Cameron transformou o mundo de Pandora em um dos maiores fenômenos do cinema. A franquia arrecadou bilhões, bateu recordes e se tornou presença constante nas discussões sobre ficção científica. Mas, agora, o próprio criador parece estar pronto para seguir em frente.
Durante uma nova entrevista, Cameron falou abertamente sobre o que vem pela frente após Avatar: Fogo e Cinzas, o terceiro capítulo da saga. E, para surpresa de muitos, ele admitiu que esse pode ser o ponto final da história.
O diretor de O Exterminador do Futuro e Aliens contou que dedicou grande parte da carreira à construção desse universo. Segundo ele, o projeto atravessou décadas antes de se tornar realidade.
“Estou em Avatar há 20 anos, na verdade há 30, porque escrevi em 1995,” disse Cameron no podcast The Town with Matthew Belloni. “Naquela época, houve um breve interesse, mas logo me disseram: ‘Você está louco’. Guardei o projeto por dez anos e só voltamos a levar a sério em 2005.”
Se for o fim, tudo bem
Cameron foi direto ao ser questionado se Fogo e Cinzas poderia marcar o encerramento da franquia. “Sim, absolutamente. Se for aqui que acaba, tudo bem. Há uma ponta solta, mas posso escrever um livro e responder às perguntas das pessoas.”
Mesmo tendo planos para Avatar 4 e Avatar 5, o cineasta deixou claro que não pretende passar o bastão para outro diretor.
“De jeito nenhum. Tenho opções, posso escolher o nível de envolvimento, mas não acredito que vá existir um filme de Avatar em que eu não esteja acompanhando de perto.”
Próximos projetos no horizonte
Independentemente do sucesso do novo longa, Cameron garantiu que não ficará parado. Ele revelou ter “dez outros projetos” em mente, embora poucos estejam concretos. Um deles é Fantasmas de Hiroshima, que chegou a ganhar manchetes após o anúncio de um livro com o mesmo tema.
“Esse projeto apareceu nas manchetes por causa do lançamento do livro, o autor é meu amigo e queríamos ajudar na divulgação,” explicou. “Mas isso não quer dizer que o filme vai acontecer. Não escrevi o roteiro, não há previsão nem parceiro de distribuição. É um projeto ainda muito incerto.”
Sobre Alien: Earth
Sem planos de revisitar suas antigas franquias, Cameron comentou também sobre Alien: Earth, série criada por Noah Hawley. O diretor aprovou o resultado e destacou as referências a filmes clássicos da saga.
“Gosto do resultado. Acho que eles pegaram muito do DNA do meu filme e do do Ridley Scott. Também têm um pouco da pegada do David Fincher, com aquela câmera correndo pelos corredores. É uma boa combinação de ideias antigas e novas.”
Avatar: Fogo e Cinzas chega aos cinemas brasileiros em 18 de dezembro de 2025. Depois, o longa vai entrar no Disney+, mas provavelmente após muitos meses, como aconteceu com Avatar: O Caminho da Água.
Enquanto isso, Avatar 4 e Avatar 5 seguem em desenvolvimento, com estreias previstas para 2029 e 2031, respectivamente. Mesmo que Cameron decida encerrar sua jornada em Pandora, o público ainda tem uma longa viagem à frente antes que o mundo dos Na’vi se despeça das telonas.