James Cameron, criador da icônica franquia O Exterminador do Futuro, deu pistas sobre um novo projeto ambicioso durante uma entrevista à Empire. O diretor confirmou que um novo filme está em desenvolvimento e, ao que tudo indica, terá uma abordagem bastante inovadora.
“É mais do que um plano. Isso já está acontecendo. É tudo o que vou dizer por enquanto. É como o Exterminador sempre diz: ‘Eu voltarei.’”, disse Cameron, mantendo o suspense.
Cameron também explicou que o próximo filme não vai revisitar o passado da franquia, mas sim apresentar novos personagens e uma abordagem mais atual.
“Este é o momento de deixar para trás tudo o que é específico dos últimos 40 anos de O Exterminador do Futuro. Mas os princípios que guiavam a história continuam relevantes. É fácil se envolver demais no que já foi feito e acabar perdendo um novo público, que não se conecta tanto com esses elementos antigos. Esse é o perigo, assim como com Avatar, mas acho que já provamos que podemos atrair novos públicos.”
A trama parece seguir a linha de protagonistas vulneráveis lutando por sobrevivência sem o apoio das estruturas de poder, um tema clássico da série. Cameron destacou que a presença de inteligência artificial (IA) continuará sendo um ponto central.
“Personagens principais impotentes, essencialmente, lutando por suas vidas, sem apoio das estruturas de poder. E aí você joga a IA na mistura. Esses são princípios sólidos para contar histórias hoje, não acha? Não tenho dúvidas de que os próximos filmes de O Exterminador do Futuro não só vão acontecer, como vão arrasar.”
A relação de Cameron com o universo da franquia
Em agosto, Cameron compartilhou mais sobre seu envolvimento com a franquia e como ele enxerga as novas produções que outros criadores desenvolveram nesse universo, como foi o caso de As Crônicas de Sarah Connor. Ele deixou claro que, embora não tenha participado diretamente dessas histórias, ainda observa com curiosidade.
“Minha relação com isso é muito parecida com As Crônicas de Sarah Connor — outras pessoas criando histórias em um mundo que eu criei. Eu fico curioso sobre o que elas vão inventar, para onde vão levar as ideias. Eles estão voltando para a questão do Dia do Julgamento — a guerra nuclear — e se essa é uma linha do tempo definitiva. Eu ficaria curioso para ver o que eles inventaram.”
Por fim, Cameron foi questionado se poderia revelar mais detalhes sobre seu atual projeto com O Exterminador do Futuro. Sua resposta foi bem humorada: “É totalmente confidencial. Não quero ter que enviar um agente robótico perigoso se você falar sobre isso, mesmo retroativamente.”
Fonte: Empire